Exame de Tomografia com Contraste Hospital Metropolitano de Alagoas

  • O que é?

    A tomografia computadorizada é, de maneira bem simplista, uma espécie de raio-x que enxerga em 360 graus. Por isso, o o exame gera imagens em fatias, que podem ser analisadas de qualquer ângulo. É um exame que fornece imagens mais precisas do que as do Raio X, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. A tomografia com contraste é realizada com auxílio de um líquido que ajuda na identificação de potenciais tecidos doentes. Esse composto químico é injetado no paciente antes do exame para melhorar a qualidade das imagens.

    Como é feito

    Deita-se na mesa do aparelho (chamado de tomógrafo), em posição que varia conforme a parte do corpo a ser escaneada. Por meio de ampola de raios-x e detectores, o equipamento capta diversas imagens durante alguns minutos.

     Administrar contraste iodado – pela boca, por sondas ou pelas veias do paciente. A substância ajuda a definir melhor vasos sanguíneos e lesões.


  • Quem pode realizar?

    Cidadão /Pacientes em atendimento;

    Requerimentos

    Requisitos pacientes referenciados

     Pacientes encaminhados via Central de Regulação;

     Pacientes em acompanhamento no Hospita

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

     Conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo à ordem cronológica de marcação.

    Prioridade de atendimento


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    Pacientes encaminhados via Central de Regulação

     

    Cidadão, com a autorização de serviço do Sistema de Regulação

    Na recepção o paciente entrega o formulário de agendamento pelo sistema estadual de regulação e aguarda o atendimento conforme ordem de chegada.

    -Após o cadastro na recepção o paciente é encaminhado para atendimento

     

    Atendimento 


    -Após o cadastro na recepção o paciente é encaminhado para atendimento medico.

    • O paciente é acolhido na recepção, onde é preenchida ficha de cadastro e encaminhado para classificação de risco realizado pela enfermeira que após a classificação encaminha atendimento conforme a prioridade e urgência de atendimento.
    •  

    Atendimento Medico

    • O paciente é encaminhado após classificação de risco para atendimento medico

    O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários, como exames, fazer medicação, internar; conforme o quadro clinico do paciente necessário para  Tratamento

     

    Após avaliação, o médico solicita o exame e o paciente é encaminhado para realização do procedimento pela equipe de atendimento, seguindo os protocolos existentes.

    Documentos necessários

    - RG / Comprovante de identificação

    . Cartão de identificação do SUS( CADSUS)

    CPF

    Comprovante de residência;

    - Prescrição médica para realização do serviço

    - Autorização interna do hospital

    Autorização emitida pela Central de Regulação

    Prontuário de atendimento

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital Metropolitano de Alagoas Av. Menino Marcelo ,Cidade Universitária Maceió - AL, 57083-410 direcaogeral@gmail.com (82) 3337-9600 / 3337-9601


  • Onde é realizado?

    Hospital Metropolitano de Alagoas

    direcaogeral@gmail.com

    (82) 3337-9600 / 3337-9601


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    •            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    •            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    •            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

     

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: