A tomografia computadorizada é, de maneira bem simplista, uma espécie de raio-x que enxerga em 360 graus. Por isso, o o exame gera imagens em fatias, que podem ser analisadas de qualquer ângulo. É um exame que fornece imagens mais precisas do que as do Raio X, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. A tomografia com contraste é realizada com auxílio de um líquido que ajuda na identificação de potenciais tecidos doentes. Esse composto químico é injetado no paciente antes do exame para melhorar a qualidade das imagens.
Como é feito
Deita-se na mesa do aparelho (chamado de tomógrafo), em posição que varia conforme a parte do corpo a ser escaneada. Por meio de ampola de raios-x e detectores, o equipamento capta diversas imagens durante alguns minutos.
Administrar contraste iodado – pela boca, por sondas ou pelas veias do paciente. A substância ajuda a definir melhor vasos sanguíneos e lesões.
Cidadão /Pacientes em atendimento;
Requisitos pacientes referenciados
Pacientes encaminhados via Central de Regulação;
Pacientes em acompanhamento no Hospita
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Informações:
Conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo à ordem cronológica de marcação.
Prioridade de atendimento
Pacientes encaminhados via Central de Regulação
Cidadão, com a autorização de serviço do Sistema de Regulação
Na recepção o paciente entrega o formulário de agendamento pelo sistema estadual de regulação e aguarda o atendimento conforme ordem de chegada.
-Após o cadastro na recepção o paciente é encaminhado para atendimento
Atendimento
-Após o cadastro na recepção o paciente é encaminhado para atendimento medico.
Atendimento Medico
O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários, como exames, fazer medicação, internar; conforme o quadro clinico do paciente necessário para Tratamento
Após avaliação, o médico solicita o exame e o paciente é encaminhado para realização do procedimento pela equipe de atendimento, seguindo os protocolos existentes.
- RG / Comprovante de identificação
. Cartão de identificação do SUS( CADSUS)
CPF
Comprovante de residência;
- Prescrição médica para realização do serviço
- Autorização interna do hospital
Autorização emitida pela Central de Regulação
Prontuário de atendimento
PRESENCIAL: Hospital Metropolitano de Alagoas Av. Menino Marcelo ,Cidade Universitária Maceió - AL, 57083-410 direcaogeral@gmail.com (82) 3337-9600 / 3337-9601
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
• O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
• O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
• Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
Este serviço não tem custos para o solicitante