A realização de cirurgias n no Hospital Metropolitano ocorre por meio dos atendimentos ambulatoriais e referencia. São realizadas de forma eletiva isto é cirurgia eletiva é uma cirurgia programada que não é considerada de urgência e que o médico agenda o dia e o horário para sua realização conforme mapa cirúrgico do hospital e a ocasião mais propícia.
Para o atendimento
Tipos de cirurgia por acesso à unidade através da Porta Referenciada (Via Regulação) Realiza :
Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Cirurgia Vascular.
Atendimento Ambulatorial atende médicos com especialidades cirúrgica ;
Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Vascular, Cirurgia Plástica.
O Hospital conta com as especialidades médicas cirúrgica em seu quadro Cirurgias :
Geral, Neurológica, Plástica, Toráxia, Urológica, Vascular, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Coloproctologia,
Cidadão /Pacientes em atendimento;
Ser paciente atendido na unidade hospitalar do serviço médico
- ter prontuário médico
-ter prescrição médica solicitando o serviço
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Informações:
- Conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo à ordem cronológica de marcação.
Obs. Em qualquer serviço prestado pelo Hospital, tanto o prazo decorrido entre o agendamento e o atendimento quanto o tempo de espera no dia de sua realização dependerá de vários fatores, como a disponibilidade de agenda, o volume de procura e a urgência de seu caso.
A realização da cirurgia acontecerá após os seguintes passos:
1. Atendimento em uma Unidade Básica de Saúde. Identificação ou suspeita de necessidade cirúrgica eletiva (não emergencial), encaminhamento (pedido de consulta) para especialidade necessária.
2. Na consulta com o especialista e havendo indicação cirúrgica, serão solicitados exames pré-operatórios. Após retorno para entrega dos exames, a cirurgia é solicitada pelo médico da unidade hospitalar, através de protocolo específico para a realização do procedimento.
3. Lançamento do pedido cirúrgico (encaminhamento) nos sistemas de regulação da SESAU pelo médico solicitante.
4. Liberação pela Central de Regulação ou Gerência de Regulação da lista de pacientes e seus procedimentos de acordo com a disponibilidade de sala cirúrgica ofertada pelo hospital executante para o mês seguinte.
Observação: As cirurgias são agendadas conforme a prioridade estabelecida pelo médico solicitante e na ordem de lista de espera do sistema de regulação
RG identidade . Comprovante de identificação
. Cartão de identificação do SUS( CADSUS)
CPF
Comprovante de residência;
- Prescrição médica para realização do serviço
Comprovante de agendamento
PRESENCIAL: Hospital Metropolitano de Alagoas Av. Menino Marcelo ,Cidade Universitária Maceió - AL, 57083-410 direcaogeral@gmail.com (82) 3337-9600 / 3337-9601
. Realizar procedimento
2.1 - Apresentar documento de identificação pessoal na Recepção do Hospital.
2.2 - Identificar-se no setor Arquivo Médico para abertura do prontuário e apresentar documentos (RG, CPF, Cartão SUS, Autorização e Guia de Agendamento).
2.3 - Apresentar documentos na Recepção do Serviço (RG, Guia de Encaminhamento do SISREG para registro na Agenda Eletrônica e efetivação no Sistema de Regulação).
2.4 - O paciente será atendido na recepção, encaminhado ao serviço de enfermagem para triagem e posteriormente encaminhado ao atendimento médico.
2.5 - O paciente será avaliado e encaminhado pelo médico responsável para a realização dos procedimentos necessários, como: realizar exames prévios, fazer uso de medicação, (conforme a necessidade do paciente).para realização da cirurgia
RG identidade . Comprovante de identificação
-Cartão SUS (CADSUS)
CPF
- Autorização emitida pela Central de Regulação
Autorização (interna do Hospital pacientes em atendimento no hospital).
PRESENCIAL: Hospital Metropolitano de Alagoas direcaogeral@gmail.com (82) 3337-9600 / 3337-9601
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
[Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].
Este serviço não tem custos para o solicitante