A realização de cirurgias ocorre por meio dos atendimentos ambulatoriais e referencia. São realizadas de forma Urgência / Emergência,
Para o atendimento por tipos por acesso
Porta aberta (demanda espontânea) realiza cirurgia geral.
Cidadão /Pacientes em atendimento;
-O agendamento será realizado mediante solicitação médica carimbada solicitando o encaminhamento interno. Para isso, o cidadão precisa possuir prontuário médico e prescrição médica solicitando o serviço.
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Informações:
- O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
Para a realização da cirurgia Emergencial acontecerá após os seguintes etapas :
1 Atendimento em uma Unidade Básica de Saúde , UPA, Policlinica . quando houver Identificação ou suspeita de necessidade cirúrgica emergencial o paciente será encaminhado para unidade Hospitalar com encaminhamento (pedido de avaliação medico especialista para realização a cirurgia conforme a prioridade que apresenta o quadro clinico do paciente.
2 Apresentar-se na admissão da emergência para informar qual o tipo de atendimento necessita, portando um documento de identificação ,
3 Acolhimento com classificação de risco:
Será realizada a escuta sobre a queixa principal do paciente e posteriormente será encaminhado ao enfermeiro da classificação de risco, que irá verificar a prioridade de atendimento, conforme o Sistema de Triagem de Manchester e Aguardar atendimento
4-Paciente no atendimento médico
Havendo indicação cirúrgica a cirurgia é solicitada pelo médico da unidade hospitalar, através de protocolo específico para a realização do procedimento.
RG identidade . Comprovante de identificação
. Cartão de identificação do SUS( CADSUS)
CPF
Comprovante de residência;
- Prescrição médica para realização do serviço
- Autorização interna do hospital
Prontuario da unidade
PRESENCIAL: Hospital Geral Professor Ib Gatto Falcão, Rua Sto. Antonio s/n Centro Rio Largo/AL CEP:57.100.000hospigaf@gmail.com, tel(82)-3261-2414
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
[Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].
Este serviço não tem custos para o solicitante