A realização de cirurgias ocorre por meio dos atendimentos ambulatoriais do Hospital e por referencia.
As Cirurgias podem ser o realizadas de forma Urgência / Emergência, e Eletiva.
As Cirurgias Urgência / Emergência é quando existe um risco iminente de morte para o paciente e a Cirurgia Efetiva. Que pode ser programada é uma cirurgia não emergencial que não oferece um risco iminente de morte para o paciente,
Classificação das cirurgias quanto à finalidade:
Curativa, Paliativa, Diagnóstica, Reparadora, Reconstrutora ou plástica.
Para o atendimento por tipos por acesso
Na forma Porta Aberta (Demanda Espontânea)]
Realiza as especialidades de Cirurgia: Geral, Tramato ortopedia, Obstetrícia
Tipos de cirurgia por acesso à unidade através da Porta Referenciada (Via Regulação)] realiza Cirurgia Geral,Tramato ortopedia, Obstetrícia
No Atendimento Ambulatorial atende as especialidades Medico de Cirurgia Geral, Tramato ortopedia, Ginecologia, Urologia
O hospital conta em seu quadro as Especialidades cirúrgica medico cirurgião: Geral, Plástica, Traumato ortopédica, Urológica, Vascular, Ginecológica e Obstétrica.
Cidadão;
Para a realização da cirurgia você precisa primeiro ser atendido em qualquer Unidade da Saúde de AL: hospital,Upa, Unidade Básica de Saúde, policlínica ou outra. O profissional de saúde que o atender verificará a necessidade de realização da cirurgia e fará o encaminhamento bem como os esclarecimentos necessários
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Informações:
Conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo à ordem cronológica de marcação.
Observação: As cirurgias são agendadas conforme a prioridade estabelecida pelo médico solicitante e na ordem de lista de espera do sistema de regulação.
Para a realização da cirurgia Emergencial acontecerá após os seguintes etapas :
1 Atendimento em uma Unidade Básica de Saúde , UPA, Policlinica . quando houver Identificação ou suspeita de necessidade cirúrgica emergencial o paciente será encaminhado para unidade Hospitalar com encaminhamento (pedido de avaliação medico especialista para realização a cirurgia conforme a prioridade que apresenta o quadro clinico do paciente.
2 Apresentar-se na admissão da emergência para informar qual o tipo de atendimento necessita, portando um documento de identificação ,
3 Acolhimento com classificação de risco:
Será realizada a escuta sobre a queixa principal do paciente e posteriormente será encaminhado ao enfermeiro da classificação de risco, que irá verificar a prioridade de atendimento, conforme o Sistema de Triagem de Manchester e Aguardar atendimento
4-Paciente no atendimento médico
Havendo indicação cirúrgica a cirurgia é solicitada pelo médico da unidade hospitalar, através de protocolo específico para a realização do procedimento.
Para realização da cirurgia eletiva ( cirurgia Não emergencial )acontecerá após as seguintes etapas:
1. Atendimento em uma Unidade Básica de Saúde. Identificação ou suspeita de necessidade cirúrgica eletiva (não emergencial), encaminhamento (pedido de consulta) para especialidade necessária.
2. Na consulta com o especialista e havendo indicação cirúrgica, serão solicitados exames pré-operatórios. Após retorno para entrega dos exames, a cirurgia é solicitada pelo médico da unidade hospitalar, através de protocolo específico para a realização do procedimento.
3. Lançamento do pedido cirúrgico (encaminhamento) nos sistemas de regulação da SESAU pelo médico solicitante.
4. Liberação pela Central de Regulação ou Gerência de Regulação da lista de pacientes e seus procedimentos de acordo com a disponibilidade de sala cirúrgica ofertada pelo hospital executante..
RG identidade . Comprovante de identificação
. Cartão de identificação do SUS( CADSUS)
CPF
Comprovante de residência;
- Prescrição médica para realização do serviço
Comprovante de agendamento
Autorização emitida pela Central de Regulação
PRESENCIAL: Hospital Regional da Mata, BR 104 , União do Palmares CEP 57.800-000 ouvidoria.hrm@saude.al.gov.br, tel 82 3281 9300
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
[Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].
Este serviço não tem custos para o solicitante