Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA)

  • O que é?

    A unidade, Assistência ambulatorial em oftalmologia), tem capacidade para atender até 500 pacientes por mês, oferecendo consultas especializadas, exames de diagnóstico e cirurgias de

    catarata, pterígio, injeção intravítrea, cirurgia de calázio e pálpebras, conhecido como blefaroplastia.


    O atendimento será referenciado, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação Estadual.

    As consultas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h e os agendamentos serão feitos pelo Sistema de Regulação do Estado (Sisreg). Com isso, o paciente

    passará pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do município onde reside e, com indicação de realizar tratamento oftalmológico, as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) farão o

    encaminhamento para o serviço


  • Quem pode realizar?

    Cidadão;

    Requerimentos

    O atendimento será referenciado, ou seja, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação. Para isso, o cidadão precisa possuir prontuário médico e prescrição médica solicitando o serviço

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    Conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo à ordem cronológica de marcação.


  • Etapas para a realização
    1. Marcação do atendimento

    1. Marcar atendimento

    A marcação para este será realizada após atendimento do usuário por uma Unidade Básica

    de Saúde (UBS), onde o paciente será atendido por um médico que verificará a necessidade de um

    serviço especializado e encaminhará a solicitação pelo Sistema de Regulação Médica Estadual.

    Documentos necessários

    RG / Comprovante de identificação

    . Cartão de identificação do SUS( CADSUS)

    CPF

    Comprovante de residência;

    - Prescrição médica para realização do serviço

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Na Unidade Básica de Saúde (UBS)

    2. 2: Autorização emitida pela Central de regulação

    O atendimento será autorizado pela Central de Regulação Estadual, responsável por definir onde será

    realizado o atendimento, seguindo critérios como proximidade à residência do usuário e a complexidade

    do caso.

    Documentos necessários

    - RG / Comprovante de identificação

    - Cartão SUS (CADSUS)

    CPF

    - Comprovante de residência

    Prescrição medica para realização do serviço

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: A Central de Regulação Estadual

    3. 3. Realizar atendimento

    No dia agendado, a unidade executante acolhe o paciente, recebe os documentos, confirma a chave de

    atendimento no Sistema de Regulação e encaminha o paciente para realização do procedimento

    previamente autorizado.

    3.1 - Apresentar documento de identificação pessoal na Recepção do Ambulatorio

    3.2 - Identificar-se no setor Arquivo Médico (SAME) Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) para

    abertura do prontuário e apresentar documentos (RG, CPF, Cartão SUS, Autorização e Guia de

    Agendamento).

    3.3 - Apresentar documentos na Recepção do Serviço (RG, Guia de Encaminhamento do SISREG para

    registro na Agenda Eletrônica e efetivação no Sistema de Regulação).

    3.4 – Após o paciente será, encaminhado ao serviço de enfermagem para triagem e posteriormente

    encaminhado ao atendimento médico.

    3.5 - O paciente será avaliado e pelo médico e indicará os procedimentos necessários, para

    realizar Atendimento e tratamento do paciente.

    Documentos necessários

    RG identidade . Comprovante de identificação

    - Cartão SUS (CADSUS)

    CPF

    Guia de Encaminhamento do SISREG para registro na Agenda Eletrônica e efetivação no Sistema de Regulação).

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital Metropolitano de Alagoas, Av. Menino Marcelo ,Cidade Universitária Maceió - AL, 57083-410 direcaogeral@gmail.com (82) 3337-9600 / 3337-9601


  • Onde é realizado?

    Hospital Metropolitano de Alagoas

    direcaogeral@gmail.com

    (82) 3337-9600 / 3337-9601


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Acesso

    O atendimento é realizado via Sistema de Regulação (Sisreg), responsável pelas marcações de

    consultas e exames no Sistema Único de Saúde (SUS)


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado

    nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário;

    Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de

    atendimento.

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento

    presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao

    serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a

    60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme

    estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    [Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de

    Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: