Atendimento no Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela (HGE)

  • O que é?

    O Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela (HGE), localizado no bairro Trapiche da Barra, Maceió (1ª RS),, foi inaugurado no dia 16 de setembro de 2008. O novo complexo hospitalar foi concluído através de convênio entre o Ministério da Saúde e o Governo do Estado de Alagoas por meio do Programa QualiSUS, com objetivo de oferecer um atendimento humanizado aos pacientes, principalmente de urgência e emergência, diminuindo a fila de espera por atendimento. E uma Unidade que tem Modo de Acesso à Unidade Porta Aberta (Demanda Espontânea) e Porta Referenciada (Demanda Via Regulação) em Tramato ortopedia.

    Inaugurado em 16 de setembro de 2008: junção do Hospital Escola Dr. José Carneiro (HEJC/UNCISAL) e a Unidade de Emergência Dr. Armando Lages (UE/SESAU). O Hospital Geral do Estado – HGE - é uma unidade hospitalar de urgência e emergência, atende a casos de média e alta complexidade, sendo um hospital do tipo porta aberta. Também referenciado para os casos de urgência e emergência médica, clínica ou de trauma para toda a Primeira Macro-Região de Saúde do Estado de Alagoas.

    Possui um total de 316 leitos habilitados, sendo o maior hospital público do Estado, dedicado integralmente ao SUS, faz parte da Rede de Urgência e Emergência – RUE, como porta de entrada para casos clínicos e de trauma. Apresenta como linhas de cuidado prioritárias: o trauma, o tratamento de queimados, a terapia intensiva, o tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio - IAM e o tratamento do Acidente Vascular Cerebral – AVC. Funciona por áreas: Vermelha, destinada a atendimento emergencial do trauma e clínica; Amarela, retaguarda da área Vermelha; Azul, atendimento de urgência; e a Verde destinada a internação.


    Possui serviços diferenciados, como: Hemodinâmica, Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), Unidade de Dor Torácica (UDT), Unidade de AVC- UAVC, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e Pediátrica, 10 salas de Centros Cirúrgicos, Serviço de Atenção à pele e feridas, integrante da Rede de Atenção às vítimas de violência (Sala Lilás), Núcleo de Segurança do Paciente, dentre outros.


    Há ainda equipe multiprofissional e atendimento 24 horas, todos os dias da semana: Nutricionistas, Fisioterapeutas, Assistentes sociais, Enfermeiros, Psicólogos, Farmacêuticos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Odontólogos, Bucomaxilos, Médicos de diversas especialidades: Anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia de tórax, cirurgia vascular, clínica médica, cirurgia de mão, endoscopia de corpo estranho, endoscopia digestiva, intensivista, nefrologia, neurologia, neurocirurgia, neuropediatria, odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia, pediatria, radiologia, tomografia, urologia e ultrassonografia.

    Na esfera educacional o HGE tem ainda: residências médica em pediatria, clínica médica, orto e traumatologia, medicina em emergência, neurologia, cirurgia geral, medicina física e reabilitação, residências multiprofissionais: nutrição clínica, enfermagem dermatológica e terapia intensiva, além de campo de práticas de residências em: enfermagem (Uncisal), bucomaxilo facial (hospital Veredas) e neonatologia (MESM). Dispõe ainda de um Centro de Estudos e Núcleo Interno de Regulação (NIR)


     

    Possui um total de 316 leitos, sendo: 34 leitos de UTI (adulto 24, pediátrico 10);  267 leitos de enfermaria (cirúrgicos 48, clínica médica 54, ortopédicos 40, cardiológicos 30, neurologia 20, pediátricos 27, outras especialidades 48); 15 leitos UAVC.

     

    Suas especialidades médicas são: buco-maxilo, cardiologia, clínica geral, pediatria, nefrologia, nefropediatra, neurologia, neuropediatra, oftalmologia, otorrinolaringologia, vascular, ortopedia, urologia, hematologia, oncologia, anatomo-patologia, anestesia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, neurocirurgia, ecocardiografista, endoscopia, terapia intensiva, radiologista e ultrassonografista.

     

    Realiza para Pacientes em atendimento exames complementares de: radiografia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, ultrassonografia com doppler, cateterismo, angiotomografia e laboratoriais. Além de cirurgias nas especialidades: buco-maxilo, cardíaca, geral, neurológica, oftalmológica, otorrinolaringológica, pediátrica, plástica, toráxia, traumato ortopédica, urológica e vascular.

     

    Modo de Acesso à Unidade: Porta Aberta – Demanda Espontânea em Emergência Clínica e Cirúrgica

    Especialidades Médicas: clínica médica, cirurgia geral, traumato ortopedia, cardiologia clínica, cardiologia intervencionista, queimados, RAVVS (Rede de Atenção as vítimas de Violência Sexual), pediatria clínica, pediatria cirúrgica, neurologia clínica e cirúrgica, vascular e Unidade de AVC.

     

    Modo de Acesso à Unidade: Porta Referenciada – Demanda Via Regulação

    Especialidades Médicas: cardiologia, clínica médica, traumato ortopedia, cardiologia clínica, cardiologia intervencionista, neurologia, queimados, RAVVS (Rede de Atenção as vítimas de Violência Sexual), pediatria clínica, pediatria cirúrgica, vascular e Unidade de AVC.

     

    Atendimento Ambulatorial

    Unidade de queimados.

    • Horário de Funcionamento: Todos dos dias da semana – 24 horas por dia.



  • Quem pode realizar?

    Cidadão;

    Requerimentos

    • fazer cadastro na Recepção ( quando possível)
    • ter prontuário medico


    Para realização de procedimentos -ter prescrição médica solicitando o serviço

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

    A realização do serviço depende da demanda.


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento


    O cidadão que necessita da prestação de Serviço Médico de Urgência e Emergência deve dirigir-se ao HGE - Hospital Geral do Estado de Alagoas por seus próprios meios ou através do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ou Corpo de Bombeiros ou ainda ser referenciado por uma Unidade de Sáude.

    Atentar para a gravidade. Sendo assim, caso a situação possa ser assistida pelas UPAS, Unidades Básicas de Saúde ou outros equipamentos de saúde, os mesmos (usuários) serão encaminhados para as respectivas referências, conforme definido no Plano de Referência e Contra Referência, após avaliação da Classificação de Risco do HGE.


    Documentos Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, CPF, CNH) e o seu cartão SUS.


    Recepção

     O paciente ou acompanhante faz a ficha de atendimento dando dados de identificação onde se registra e encaminhado para Classificação de atendimento.

    Acolhimento

    O paciente é avaliado por um enfermeiro identificando e classificando o grau de risco, vulnerabilidade e sofrimento de modo a estabelecer a ordem de prioridade e o tempo limite para o atendimento médico, utilizando-se de protocolo seguro. A classificação é realizada com base nos sintomas apresentados pelo paciente, assim como queixas, sinais vitais, saturação de O2, escala de dor, etc.

     Após essa avalição inicial, o paciente recebe uma pulseira de identificação hospitalar com a correspondente ao seu quadro e segue para o atendimento ou aguarda o momento de ser atendido, de acordo com os critérios do Protocolo de Manchester de Classificação de Risco, o qual visa determinar a prioridade clinica do paciente.

    Atendimento Médico

    O paciente é encaminhado após classificação de risco para atendimento médico;

    O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários, como verificação sinais vitais   exames, fazer medicação, internar e solicitar avaliação de médicos especialista conforme ao quadro clinico do paciente.



    Documentos necessários

    RG / Comprovante de identificação

    . Cartão de identificação do SUS( CADSUS)

    CPF

    Comprovante de residência;

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela Endereço: Avenida Siqueira Campos, 2095, Trapiche da Barra, Maceió-AL • Telefone: (82) 3315-3281/3277 (82)3315-7411


  • Onde é realizado?

    Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela

    hgealgabinete@gmail.com,ascomhge@gmail.com

    (82)3315-74111 (Gabinete) ou (82) 3315-3281 (Central Telefônica).


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    [Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].


    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: