Localizada em Arapiraca, o Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly foi inaugurado em 2003, Unidade de Emergência do Agreste é referência nas áreas de média e alta complexidade, atendendo emergências provocadas por causas externas, como vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo ou arma branca, queimaduras, afogamentos, quedas e envenenamentos.
Possui um total de 86 leitos, sendo: 23 leitos de UTI (adulto); 27 leitos ortopédicos; 36 leitos clínicos. Suas especialidades médicas são: buco-maxilo, cardiologia, clínica geral, nefrologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pediatria, vascular, ortopedia, cirurgia, neurocirurgia.
Realiza exames complementares de: radiografia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia, eletrocardiograma, ultrassonografia com doppler e laboratoriais. Além de cirurgias nas especialidades: buco-maxilo, geral, neurológica, oftalmológica, otorrinolaringológica, pediátrica, plástica, traumato ortopédica, vascular.
Modo de Acesso à Unidade: Porta Aberta – Demanda Espontânea
Especialidades Médicas: clínica médica, cirurgia geral, tramato ortopedia, RAVVS (Rede de Atenção às vítimas de Violência Sexual), Unidade de AVC, causas externas.
Modo de Acesso à Unidade: Porta Referenciada – Demanda Via Regulação
Especialidades Médicas: Unidade de AVC.
Atendimento Ambulatorial O acesso às consultas especializadas no Ambulatório do Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly é realizado via Sistema de Regulação SISREG, de acordo com a agenda disponibilizada aos municípios.
Consta com uma Equipe de multiprofissional composta por Assistência Social, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Radiologia, Terapia Ocupacional, Farmacêutico, biomédico, bioquímico, Nutricionista,
Cidadão;
O atendimento será referenciado, ou seja, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação. Para isso, o cidadão precisa possuir prontuário médico e prescrição médica solicitando o serviço
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Informações:
O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
A realização do serviço depende da demanda.
Recepção
O paciente ou acompanhante faz a ficha de atendimento dando dados de identificação onde se registra e encaminhado para Classificação de atendimento.
Acolhimento
O paciente é avaliado por um enfermeiro identificando e classificando o grau de risco, vulnerabilidade e sofrimento de modo a estabelecer a ordem de prioridade e o tempo limite para o atendimento médico, utilizando-se de protocolo seguro. A classificação é realizada com base nos sintomas apresentados pelo paciente, assim como queixas, sinais vitais, saturação de O2, escala de dor, etc.
Após essa avalição inicial, o paciente recebe uma pulseira de identificação hospitalar com a correspondente ao seu quadro e segue para o atendimento ou aguarda o momento de ser atendido, de acordo com os critérios do Protocolo de Manchester de Classificação de Risco, o qual visa determinar a prioridade clinica do paciente.
Atendimento Médico
O paciente é encaminhado após classificação de risco para atendimento médico;
O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários, como verificação sinais vitais exames, fazer medicação, internar conforme ao quadro clinico do paciente.
- RG / Comprovante de identificação
. Cartão de identificação do SUS( CADSUS)
Comprovante de residência;
CPF
PRESENCIAL: Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly • Endereço: Rodovia AL-220, Km 5, S/N, bairro Senador Arnon de Melo, Arapiraca – AL, 57315-745, Brasil. • Telefone: (82) 3529-2450 • E-mail: ueagreste@saude.al.gov.br
hedhagreste@outlook.com
(82) 359-2450 (Central), 3529-2488 (Serviço Social), hedhagreste@outlook.com
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
[Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].
Este serviço não tem custos para o solicitante