Atendimento no Hospital Regional da Mata

  • O que é?



    O Hospital Regional da Mata (HRM), localizado no município de União dos Palmares, é uma unidade de saúde pública de referência para a 3ª Região de Saúde do Estado de Alagoas, composta por 11 municípios: União dos Palmares, Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, São José da Laje, Ibateguara, Joaquim Gomes, Colônia Leopoldina, Jundiá, Novo Lino e Campestre. Com capacidade instalada de 20 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UCI Neo e 86 leitos de enfermaria - distribuídos entre clínica médica (30), cirurgia (08), ortopedia (27), pediatria (03) e alojamento conjunto (18) - o HRM presta assistência qualificada e resolutiva aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo casos de média e alta complexidade de todo o estado de Alagoas, mediante regulação via SISREG. A unidade dispõe de atendimento de urgência e emergência com demanda espontânea (porta aberta) nas especialidades de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia, Pediatria Clínica e Traumato-Ortopedia, além da atuação com protocolos específicos dos programas Bate Coração e AVC Dá Sinais. A maternidade do HRM funciona 24 horas por dia, com acolhimento e classificação de risco (ACCR) e internação de gestações de risco habitual. O Centro de Parto Normal (CPN) é composto por duas enfermarias com três leitos cada, uma sala de triagem (acolhimento e classificação de risco) e uma sala de parto, assegurando o cuidado humanizado e seguro à parturiente. A unidade também dispõe de 18 leitos de Alojamento Conjunto (ALCON) para o binômio mãe e recém-nascido. Gestantes de alto risco são encaminhadas para unidade de referência, conforme diretrizes da regulação estadual.


    Em consonância com as diretrizes de atenção à saúde sexual e reprodutiva, o HRM oferta, como estratégia de ampliação do acesso ao planejamento reprodutivo, os seguintes serviços: laqueadura tubária no intraoperatório para puérperas com indicação de parto cesáreo, conforme os critérios legais vigentes; inserção do dispositivo intrauterino de cobre (DIU-TCu) no puerpério imediato, tanto após parto vaginal quanto cesariano; e, de forma eletiva, a inserção ambulatorial do DIU, mediante avaliação clínica e consentimento informado, para usuárias que optem por este método contraceptivo em mom. Essas ações visam assegurar o direito ao planejamento reprodutivo com segurança, respeito e autonomia.


    O hospital oferece assistência em diversas especialidades médicas, incluindo: Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica Reconstrutiva, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Ginecologia, Nefrologia, Neurologia, Obstetrícia, Ortopedia, Pediatria e Urologia. Conta ainda com suporte de telemedicina em Pediatria Clínica e Terapia Intensiva. Além da assistência direta, o HRM também é campo de formação profissional, contando com Programas de Residência Médica em Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ortopedia e Pediatria, estágios extracurriculares em diversas áreas da saúde e campo de prática para estágios obrigatórios de instituições conveniadas com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas. O hospital dispõe de equipe multiprofissional composta por profissionais das áreas de Assistência Social, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia hospitalar, Psicologia e Comissão de Pele.


    O Centro de Referência (CR) do HRM também oferece atendimento ambulatorial especializado em Cirurgia Geral, Cirurgia Ginecológica e Urologia, com acesso às consultas regulado via SISREG, conforme agenda pactuada com os municípios da região. Completando a assistência, a unidade realiza exames complementares como: radiografia, tomografia, ultrassonografia, mamografia, endoscopia, ecocardiograma (para pacientes internados), eletrocardiograma, exames laboratoriais e triagem neonatal (testes do coraçãozinho, olhinho, orelhinha e linguinha). Por meio da atuação integrada, compromisso com a qualidade do cuidado e valorização da formação profissional, o Hospital Regional da Mata reafirma seu papel estratégico na rede estadual de saúde, promovendo assistência segura, humanizada e eficiente à população alagoana.




    O Hospital Regional da Mata, localizado no município de União dos Palmares, é uma unidade de saúde subordinada à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, referenciada no atendimento de urgência e emergências como: Ferimento por Arma de Fogo – FAF, Ferimento por Arma Branca – FAB, queda, queimadura, choque elétrico, acidente automobilístico, entre outros. Conta com um centro de referências – CR e salas de centro cirúrgico para intervenções ou cirurgias eletivas. A unidade funciona através de um fluxo regulado pelos profissionais de saúde. Com a pandemia causada pela propagação do Sars-CoV-2 (coronavírus), o Hospital Regional da Mata se tornou referência no tratamento da COVID-19 para todo o Estado de Alagoas, conservando uma ala destinada ao tratamento de síndromes gripais, bem como para os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

    Atende via regulação casos de média e alta complexidade dos 102 municípios alagoanos. Não possui setor de urgência e emergência, sendo os pacientes encaminhados através das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospitais da Rede e Municípios através da regulação estadual (SISREG) para procedimentos intervencionistas, cirúrgicos e internamentos.

    Possui um total de 112 leitos, sendo: 20 leitos de UTI (adulto); 74 leitos de enfermaria (cirúrgicos 11, clínica médica 30, ortopédicos 27, pediátricos 06); 18 leitos de UCI. Suas especialidades médicas são: cardiologia, clínica geral, ginecologia, nefrologia, neurologia, obstetrícia, pediatria, vascular, urologia, plástica, cirurgia geral, ortopedia.

    Realiza exames complementares de: radiografia, tomografia, ultrassonografia, ecocardiograma, mamografia, eletrocardiograma e laboratoriais. Além de cirurgias nas especialidades: geral, plástica, traumato ortopédica, urológica, vascular, ginecológica e obstétrica.

    Modo de Acesso à Unidade: Porta Aberta – Demanda Espontânea

    Especialidades Médicas: clínica médica, cirurgia geral, traumato ortopedia, obstetrícia, pediatria clínica.

     

    Modo de Acesso à Unidade: Porta Referenciada – Demanda Via Regulação

    Especialidades Médicas: clínica médica, cirurgia geral, traumato ortopedia, nefrologia, ginecologia, obstetrícia, pediatria clínica.

     

    Atendimento Ambulatorial: O acesso às consultas especializadas no Ambulatório do HRM é realizado via Sistema de Regulação SISREG, de acordo com a agenda disponibilizada aos municípios.

    Cirurgia geral, traumato ortopedia, ginecologia, urologia. Além de um Ambulatório de Especialidades Médicas que realiza diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em: assistência social, enfermagem, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia, radiologia, comissão de pele.


  • Quem pode realizar?

    Cidadão;

    Requerimentos

    O atendimento será referenciado, ou seja, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação. Para isso, o cidadão precisa possuir prontuário médico e prescrição médica solicitando o serviço

    Atendimento de Urgência e Emergência Atendimento Via Regulação 

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    O tempo estimado para atendimento e execução dos serviços no Hospital varia conforme o tipo de serviço, demanda e gravidade do paciente. Abaixo, detalhamos os prazos conforme as áreas de atendimento: 1. Atendimento de Urgência e Emergência O tempo de espera obedece à Classificação de Risco, com base no Protocolo de Manchester: • Classificação Vermelha: Atendimento imediato; • Classificação Laranja: Atendimento em até 10 minutos; • Classificação Amarela: Atendimento em até 60 minutos; • Classificação Verde: Atendimento em até 120 minutos; • Classificação Azul: Atendimento em até 240 minutos; 2. Atendimento na Maternidade O atendimento é imediato, conforme a classificação de risco obstétrico. 3. Atendimento Ambulatorial O tempo de espera dependerá da disponibilidade de vagas para agendamento, respeitando a ordem cronológica de marcação. 4. Demais Serviços Hospitalares O tempo estimado para realização e finalização dependerá de diversos fatores, tais como: tipo do serviço solicitado, demanda no setor responsável e gravidade e condição clínica do paciente


  • Etapas para a realização
    1. 1. Marcar procedimento



    Atendimento de Urgência e Emergência Descrição das etapas Demanda da Urgência

    1. Acolhimento na recepção (porta de entrada);

    2. Cadastro do paciente: • Documentos exigidos: RG ou Certidão de Nascimento, CPF, Cartão SUS, Comprovante de Residência e Número de Telefone;

    3. Sala de Triagem – Classificação de Risco: • Aplicação do Protocolo de Manchester, que determina a prioridade de atendimento com base na gravidade clínica do caso;

    4. Atendimento Médico: • Realizado conforme a classificação de risco, podendo resultar em: alta médica, administração de medicamentos, solicitação de exames, internação hospitalar, encaminhamentos diversos, conforme necessidade clínica.


    Demanda da Emergência


    1. Atendimento a pacientes vítimas de acidentes ou em estado crítico de saúde, socorridos por: • Corpo de Bombeiros; • SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência); • Demanda espontânea em situação crítica (área vermelha).


    Etapas do Serviço Atendimento na Maternidade


    Descrição das etapas

    1. Acolhimento na recepção (porta de entrada);

    2. Cadastro da paciente: • Documentos necessários: RG, CPF, Cartão SUS, Cartão de PréNatal, Ultrassonografia precoce de 1º trimestre, Comprovante de Residência, Número de telefone para contato.

    3. Sala de Triagem – Classificação de Risco: • Realizada pela Enfermagem Obstétrica, com base no quadro clínico da gestante;

    4. Atendimento médico obstétrico: • Avaliação pelo Médico Obstetra, com orientações e definição de conduta adequada ao caso;

    5. Encaminhamento conforme necessidade clínica: • Internação hospitalar; • Liberação com orientações; • Transferência para unidade de referência, quando necessário.


    Etapas do Serviço Atendimento Ambulatorial - Centro de Referência (CR)


    Descrição das etapas

    1. Marcação de Consultas (reserva técnica) • Destinada exclusivamente às demandas de urgência encaminhadas pelos municípios da 3ª Região de Saúde.

    2. Consultas e Procedimentos – Regulação via SISREG • O paciente é inicialmente atendimento por médico em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). • A solicitação de consulta ou procedimento é registrada no Sistema de Regulação Médica Estadual (SISREG). • A Central de Regulação Estadual é a responsável pela definição do local de atendimento, considerando crtitérios como: proximidade da residência do paciente e o nível de complexidade do caso.

    3. Etapas do Atendimento no HRM • Acolhimento na recepção (CR). • Documentação necessária: RG, CPF, Cartão SUS, Comprovante de Residência, Prescrição Médica, Autorização do Procedimento emitida pela Regulação Estadual. • Boletim de atendimento: cadastro no GestHosp. • Atendimento médico especializado. • Realização de exames, conforme necessidade clínica. • Consulta Anestésica, quando indicada. • Agendamento de cirurgia, após avaliação médica. • Autorização de Internação Hospitalar (AIH): emitida pelo município de origem; • Encaminhamento para a Recepção Eletiva do HRM, para dar seguimento à realização do procedimento cirurgico.


    Etapas do Serviço Atendimento Eletivo


    Descrição das etapas Realização do Procedimento Cirúrgico Eletivo


    1. Encaminhamento do paciente: Realizado pelo CR ou pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR) para a Recepção Eletiva do HRM


    2. Apresentação dos documentos na Recepção Eletiva: • RG, CPF, Cartão SUS, Autorização e Guia de Agendamento do Procedimento.

    3. Fluxo do atendimento: • Paciente é acolhido na recepção; • Encaminhado para o setor de internamento; • Posteriormente, direcionado para a realização do procedimento cirúrgico eletivo.


    Etapas do Serviço Atendimento de Internação Hospitalar - Demanda Referenciada Descrição das etapas


    1. Solicitação de vaga: • Realizada pela Central de Regulação Estadual, conforme critérios clínicos e perfil assistencial da unidade.

    2. Avaliação da solicitação: • O Núcleo Interno de Regulação (NIR) analisa o cadastro do paciente, avaliando: disponibilidade da vaga e compatibilidade do serviço solicitado com a capacidade técnica e assistencial do hospital.

    3. Recepção do paciente e Internação do paciente: • Após validação, o paciente é acolhido pela equipe hospitalar; • Realiza-se a internação hospitalar, com seguimento clínico até a condição de alta (hospitalar, transferência ou óbito, conforme evolução do caso). 








    Documentos necessários

    - RG / Comprovante de identificação Documentos • RG (identidade); • CPF; • Cartão SUS; • Comprovante de residência; • Número de telefone para contato. Exceções para documentos Pacientes socorridos por acidentes pelo Corpo de Bombeiros, SAMU ou Emergência.

    . Cartão de identificação do SUS( CADSUS)

    CPF

    Comprovante de residência;

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Presencial: Hospital Regional da Mata. Endereço: Alameda 205, SN, AL 205, União dos Palmares – AL, CEP: 57800- 000, Telefone: (82) 3281-9300 Ouvidoria: hrmouvidoria@gmail.com (82)3281-9320


  • Onde é realizado?

    Hospital Regional da Mata

    hrm.direcaogeral@gmail.com

    82 3281 9300


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde


    O usuário do serviço público, conforme estabelecimento pela Lei n° 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    ; • Tratamento a ser dispensado ao Usuário no atendimento;

    • Este serviço não tem custos para o solicitante. Obs.: O SUS – Sistema Único de Saúde foi criado pela Constituição Federal de 1988 e é constituído pelas ações e serviços de saúde sob gestão pública, através do trabalho conjunto e articulado entre o Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de saúde. Conforme estabelecido, tem caráter universal e gratuito, isto é, todos os cidadãos têm direito à assistência pelo SUS, e todos os serviços são gratuitos. Cada nível de governo (federal, estadual e municipal) assume determinadas responsabilidades dentro do SUS, sendo que hoje, através do processo de descentralização das ações, compete aos municípios planejar, controlar e executar a grande maioria dos serviços públicos de saúde. 


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    [Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].


    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota:
  • Este serviço ainda não possui avaliações.
    Seja o primeiro a avaliar clicando no botão acima!