Atendimento no Hospital Regional do Norte

  • O que é?

    O Hospital Regional do Norte, localizado no município de Porto Calvo, é uma unidade de saúde subordinada à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, referenciada no atendimento de urgência e emergências como: Ferimento por Arma de Fogo – FAF, Ferimento por Arma Branca – FAB, queda, queimadura, choque elétrico, acidente automobilístico, entre outros. Conta com um centro de referências – CR e salas de centro cirúrgico para intervenções ou cirurgias eletivas. A unidade funciona através de um fluxo regulado pelos profissionais de saúde.

     

    Atende via regulação casos de média e alta complexidade dos 102 municípios alagoanos. Não possui setor de urgência e emergência, sendo os pacientes encaminhados através das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospitais da Rede e Municípios através da regulação estadual (SISREG) para procedimentos intervencionistas, cirúrgicos e internamentos.

     

    Possui um total de 109 leitos, sendo: 20 leitos de UTI (adulto); 71 leitos de enfermaria (cirúrgicos 15, clínica médica 27, ortopédicos 15, pediátricos 14); 18 leitos de UCI. Suas especialidades médicas são: buco maxilo, cardiologia, clínica geral, obstetrícia, vascular, urologia.

     

    Realiza exames complementares de: radiografia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, ultrassonografia com doppler, biopsias de próstata e laboratoriais. Além de cirurgias nas especialidades: geral, plástica, traumato ortopedia, urológica, vascular, ginecológica e obstétrica.

     

    Modo de Acesso à Unidade: Porta Aberta – Demanda Espontânea


    Possui setor de urgência e emergência sendo porta aberta, atendimento a livre demanda. 


    Especialidades Médicas: clínica médica, cirurgia geral, traumato ortopedia, obstetrícia, RAVVS (Rede de Atenção às vítimas de Violência Sexual), pediatria clínica.

     

    Modo de Acesso à Unidade: Porta Referenciada – Demanda Via Regulação

    Especialidades Médicas: clínica médica, cirurgia geral, traumato ortopedia, cardiologia clínica, obstetrícia, RAVVS (Rede de Atenção às vítimas de Violência Sexual), pediatria clínica.

     

    Atendimento Ambulatorial O acesso às consultas especializadas no Ambulatório do HRN é realizado via Sistema de Regulação SISREG, de acordo com a agenda disponibilizada aos municípios.

    Cirurgia geral, cardiologia clínica, urologia. Além de um Ambulatório de Especialidades Médicas que realiza diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em: assistência social, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, radiologia.



  • Quem pode realizar?

    Cidadão;

    Requerimentos

    O atendimento será referenciado, ou seja, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação. Para isso, o cidadão precisa possuir prontuário médico e prescrição médica solicitando o serviço

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    Urgência e Emergência funciona de acordo com o Protocolo de Manchester.

    A Maternidade funciona com atendimento imediato.

    O Centro de Referência funciona conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo a ordem cronológica de marcação.


    Obs: Em qualquer serviço prestado pelo Hospital (agendamento, atendimento, tempo de espera e etc.) dependerá de vários fatores, como a disponibilidade de agenda, demanda e urgência do caso.


  • Etapas para a realização
    1. 1. Marcar procedimento

    No que se refere a marcação de exames e consultas ambulatoriais o usuário deverá procurar à Secretaria de Saúde do seu Município


    1. Marcar procedimento

    A marcação para este procedimento será realizada após atendimento do usuário por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o paciente será atendido por um médico que verificará a necessidade de um serviço especializado e encaminhará a solicitação pelo Sistema de Regulação Médica Estadual.




    Documentos necessários

    - RG / Comprovante de identificação

    Cartão de identificação do SUS( CADSUS)

    CPF

    Comprovante de residência;

    Prescrição medica para realização do serviço

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Na Unidade Básica de Saúde (UBS)

    2. 2: Autorização emitida pela Central de regulação

    2. Autorizar procedimento

    O procedimento será autorizado pela Central de Regulação Estadual, responsável por definir onde será realizado o atendimento, seguindo critérios como proximidade à residência do usuário e a complexidade do caso.

    - RG / Comprovante de identificação

    - Cartão SUS (CADSUS)

    - CPF

    - Comprovante de residência

    - Autorização emitida pela Central de Regulação


    Documentos necessários

    - RG / Comprovante de identificação

    - Cartão SUS (CADSUS)

    CPF

    - Comprovante de residência

    Autorização emitida pela Central de Regulação

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: A Central de Regulação Estadual

    3. 3. Realizar procedimento


     Realização do atendimento ambulatorial



    Centro de Referência:

     Apresentar documentos na Recepção do CR - Centro de Referência (RG, Guia de Encaminhamento do SISREG para registro na Agenda Eletrônica e efetivação no Sistema de Regulação).


     Demanda espontânea no serviço de Urgência e Emergência.


    No caso da Urgência:

     Apresentar documento de identificação pessoal na Recepção do Hospital ((RG,  CPF, Cartão SUS e comprovante de residência);

     O paciente será atendido na recepção, encaminhado ao serviço de enfermagem para triagem e posteriormente encaminhado ao atendimento médico;

     Realização do atendimento médico.


    Demanda da Emergência:

     Pacientes socorridos por acidentes pelo Corpo de Bombeiros, SAMU ou Emergência (área vermelha). 



    3.1 - Apresentar documento de identificação pessoal na Recepção do Hospital.

    3.2 - Identificar-se no setor Arquivo Médico para abertura do prontuário e apresentar documentos (RG, CPF, Cartão SUS, Autorização e Guia de Agendamento).

    3.3 - Apresentar documentos na Recepção do Serviço (RG, Guia de Encaminhamento do SISREG para registro na Agenda Eletrônica e efetivação no Sistema de Regulação).

    3.4 - O paciente será atendido na recepção, encaminhado ao serviço de enfermagem para triagem e posteriormente encaminhado ao atendimento médico.

    3.5 - Realização do atendimento médico.



    Documentos necessários

     RG (identidade);  Comprovante de identificação;  Cartão de identificação do SUS(CADSUS);  CPF;  Prescrição medica para realização do serviço;  Comprovante de agendamento;

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital Regional do Norte - Rua Alto da Forca s/n, Bairro Mangazala, Rodovia AL105 CEP 57900.000 – Porto Calvo/AL hrn@saude.al.gov.br


  • Onde é realizado?

    Hospital Regional do Norte

    .hrn@gmail.com

    82 3218 8700


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    [Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].


    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: