A Tomografia Computadorizada (TC) é um exame de imagem que utiliza raios X para produzir imagens detalhadas do interior do corpo.
O exame é rápido e, em geral, indolor. Permite avaliar órgãos, ossos, pulmões, coração, vasos sanguíneos e outras estruturas, ajudando o médico a identificar alterações, confirmar diagnósticos e acompanhar tratamentos.
No Hospital do Coração Alagoano, a tomografia pode ser utilizada principalmente para auxiliar na avaliação de pacientes com doenças cardíacas e outras condições que necessitem de investigação por imagem.
Em alguns casos, pode ser necessário utilizar contraste, uma substância administrada para melhorar a visualização de órgãos e vasos sanguíneos. A necessidade do contraste é definida de acordo com o tipo de exame e a avaliação médica.
Cidadão que necessita do serviço;
Usuários do SUS que tenham indicação e solicitação médica para realização de Tomografia Computadorizada, conforme os critérios do serviço.
O atendimento pode ser realizado para:
Para realizar o exame, é necessário:
Quando houver previsão de uso de contraste, a equipe poderá realizar avaliação específica antes do procedimento.
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Tempo Máximo: 15 minutos
Informações:
O tempo para conseguir o exame depende da disponibilidade de vagas, do tipo de tomografia solicitada e dos critérios de prioridade da Regulação do SUS.
Depois de iniciado, o exame dura, em média, de 5 a 15 minutos, podendo variar conforme a região examinada, necessidade de contraste e condições do paciente.
Para pacientes internados, o exame é organizado conforme a necessidade clínica, prioridade do caso e disponibilidade do serviço.
Em qualquer serviço prestado pelo HCA, tanto o prazo decorrido entre o agendamento e o atendimento quanto o tempo de espera no dia de sua realização dependerá de vários fatores, como a disponibilidade de agenda, o volume de procura e a urgência de seu caso.
Depende do exame, podendo ser de 05 min a 15min.
1. Solicitação médica
O médico avalia o paciente e solicita a Tomografia Computadorizada quando houver indicação.
2. Regulação e agendamento
Para pacientes externos, a solicitação é encaminhada para a Regulação/SISREG. Após a autorização e disponibilidade de vaga, são informados a data, o horário e o preparo necessário.
Pacientes já acompanhados pelo ambulatório do hospital seguem o fluxo interno de agendamento da unidade, quando aplicável.
Para pacientes internados, a solicitação é realizada pela equipe médica e encaminhada diretamente ao setor responsável.
3. Comparecimento ao hospital
No dia marcado, o paciente apresenta os documentos na recepção, realiza ou confirma seu cadastro e é encaminhado para o setor responsável.
4. Triagem
A equipe verifica as informações necessárias para a realização segura do exame.
Quando houver indicação de contraste, o paciente poderá responder a um questionário e receber orientações específicas. Quando necessário, será solicitado o Termo de Consentimento.
5. Preparo
O preparo depende do tipo de tomografia. A equipe orientará sobre jejum ou outros cuidados, quando necessários.
Antes de entrar na sala, o paciente deverá retirar objetos que possam interferir nas imagens, conforme orientação da equipe.
6. Realização do exame
O paciente é posicionado no equipamento de tomografia e deve permanecer imóvel durante a obtenção das imagens.
Quando indicado, o contraste poderá ser administrado durante o procedimento.
7. Resultado
As imagens são analisadas pelo profissional responsável e o laudo é disponibilizado conforme o fluxo do hospital, inclusive pelos meios digitais adotados pela unidade, quando disponíveis.
TOMOGRAFIA ELETIVA:
TOMOGRAFIA ELETIVOS:
1 – AGENDAMENTO: Paciente procura uma Unidade Básica de Saúde, PRONTO, ou a central de agendamento do HCAAJ (se for paciente do nosso ambulatório) com a solicitação médica para ser agendado pelo SISREG.
2 – DIA DO EXAME: No dia do exame paciente faz cadastro na recepção e é encaminhado para a triagem;
3 – TRIAGEM: Paciente responde a questionários, verifica-se SSVV e a depender do tipo de exame, assina o Termo de Consentimento Livre Esclarecido para utilização de contraste.
4 – PREPARO: Existe um preparo especifico para cada exame (realizado de acordo com o exame solicitado), paciente guarda pertences e materiais proibidos dentro da sala de tomografia.
5 – REALIZAÇÃO DO EXAME: Paciente realiza o exame;
6 – LAUDO: Paciente tem acesso ao laudo pelo aplicativo do programa Saúde Até Você digital. Etapas do Serviço
TOMOGRAFIA PACIENTES INTERNOS: 1 – SOLICITAÇÃO: Médico solicita exame e encaminha para o setor.
2 – AGENDAMENTO: Equipe recebe a solicitação, orienta preparo do exame e agenda o mais rápido possível, de preferência no mesmo dia (a depender do exame e das condições clinicas do paciente)
3 – REALIZAÇÃO DO EXAME: Exame realizado
4 – LAUDO DO EXAME: Os resultados dos exames ficam disponíveis na plataforma de laudos do programa Saúde até Você, onde os médicos da rede tem aceso.
documento oficial de identificação; CPF; Cartão SUS; comprovante de residência; solicitação ou encaminhamento médico; autorização e/ou guia de agendamento da Regulação/SISREG; exames anteriores relacionados à região que será examinada, se houver.
PRESENCIAL: No Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene Av. Menino Marcelo -Cidade Universitária, Maceió - AL, 57083-410 direcaogeral@gmail.com 82 33739624
Recomendações
O preparo para o exame depende da região que será examinada. Nos exames de tomografia de contraste o paciente deve ficar de jejum por até 8 horas. Em tomografias realizadas na área digestiva pode ser indicado o uso de laxantes ou enemas para limpar o intestino.
Além disso, o paciente é orientado a retirar qualquer objeto de metal que possa estar usando, tais como: sutiã, piercings, brincos, joias e entre outros, pois podem distorcer as imagens geradas. Durante a realização do exame, é necessário utilizar uma roupa de algodão.
Caso o paciente porte dispositivos implantados, como marca-passo, port-a-cath ou outros, deverá informar ao técnico em radiologia. Iisso não impedirá a realização do exame, porém novos cuidados serão tomados.
Todas essas informações são passadas no momento do agendamento do exame
O Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib. Jatene unidade destinada à para o paciente cardiopata usuário do SUS, com a implementação da linha de cuidado em cardiologia geral, cardiopeditaria, cardiologia intervencionista.
Acesso
O atendimento no hospital é realizado via Sistema de Regulação (Sisreg), responsável pelas marcações de consultas e exames no Sistema Único de Saúde (SUS)
É um hospital "porta fechada", que não possui setor de urgência e emergência, sendo os pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospitais da Rede e Municípios através da regulação estadual (SISREG).
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
[Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].
Este serviço não tem custos para o solicitante