Exame de Tomografia computadorizada Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene

  • O que é?

    A Tomografia Computadorizada (TC) é um exame de imagem que utiliza raios X para produzir imagens detalhadas do interior do corpo.

    O exame é rápido e, em geral, indolor. Permite avaliar órgãos, ossos, pulmões, coração, vasos sanguíneos e outras estruturas, ajudando o médico a identificar alterações, confirmar diagnósticos e acompanhar tratamentos.

    No Hospital do Coração Alagoano, a tomografia pode ser utilizada principalmente para auxiliar na avaliação de pacientes com doenças cardíacas e outras condições que necessitem de investigação por imagem.

    Em alguns casos, pode ser necessário utilizar contraste, uma substância administrada para melhorar a visualização de órgãos e vasos sanguíneos. A necessidade do contraste é definida de acordo com o tipo de exame e a avaliação médica.


  • Quem pode realizar?

    Cidadão que necessita do serviço;

    Requerimentos

    Usuários do SUS que tenham indicação e solicitação médica para realização de Tomografia Computadorizada, conforme os critérios do serviço.

    O atendimento pode ser realizado para:

    • pacientes encaminhados pela Rede SUS e agendados pela Regulação/SISREG;
    • pacientes acompanhados pelo ambulatório do Hospital do Coração;
    • pacientes internados no próprio hospital;
    • pacientes internados em outras unidades da Rede Estadual, conforme solicitação e fluxo estabelecido entre os serviços.

    Para realizar o exame, é necessário:

    • possuir solicitação médica;
    • ter o exame autorizado e agendado pela Regulação/SISREG, quando aplicável;
    • comparecer na data e horário informados;
    • seguir as orientações de preparo fornecidas no agendamento;
    • informar à equipe sobre alergias, doenças, medicamentos em uso e outras condições de saúde importantes.

    Quando houver previsão de uso de contraste, a equipe poderá realizar avaliação específica antes do procedimento.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 15 minutos

    Informações:

    O tempo para conseguir o exame depende da disponibilidade de vagas, do tipo de tomografia solicitada e dos critérios de prioridade da Regulação do SUS.

    Depois de iniciado, o exame dura, em média, de 5 a 15 minutos, podendo variar conforme a região examinada, necessidade de contraste e condições do paciente.

    Para pacientes internados, o exame é organizado conforme a necessidade clínica, prioridade do caso e disponibilidade do serviço.


    Em qualquer serviço prestado pelo HCA, tanto o prazo decorrido entre o agendamento e o atendimento quanto o tempo de espera no dia de sua realização dependerá de vários fatores, como a disponibilidade de agenda, o volume de procura e a urgência de seu caso.


     Depende do exame, podendo ser de 05 min a 15min.


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    1. Solicitação médica

    O médico avalia o paciente e solicita a Tomografia Computadorizada quando houver indicação.

    2. Regulação e agendamento

    Para pacientes externos, a solicitação é encaminhada para a Regulação/SISREG. Após a autorização e disponibilidade de vaga, são informados a data, o horário e o preparo necessário.

    Pacientes já acompanhados pelo ambulatório do hospital seguem o fluxo interno de agendamento da unidade, quando aplicável.

    Para pacientes internados, a solicitação é realizada pela equipe médica e encaminhada diretamente ao setor responsável.

    3. Comparecimento ao hospital

    No dia marcado, o paciente apresenta os documentos na recepção, realiza ou confirma seu cadastro e é encaminhado para o setor responsável.

    4. Triagem

    A equipe verifica as informações necessárias para a realização segura do exame.

    Quando houver indicação de contraste, o paciente poderá responder a um questionário e receber orientações específicas. Quando necessário, será solicitado o Termo de Consentimento.

    5. Preparo

    O preparo depende do tipo de tomografia. A equipe orientará sobre jejum ou outros cuidados, quando necessários.

    Antes de entrar na sala, o paciente deverá retirar objetos que possam interferir nas imagens, conforme orientação da equipe.

    6. Realização do exame

    O paciente é posicionado no equipamento de tomografia e deve permanecer imóvel durante a obtenção das imagens.

    Quando indicado, o contraste poderá ser administrado durante o procedimento.

    7. Resultado

    As imagens são analisadas pelo profissional responsável e o laudo é disponibilizado conforme o fluxo do hospital, inclusive pelos meios digitais adotados pela unidade, quando disponíveis.




    TOMOGRAFIA ELETIVA:


    TOMOGRAFIA ELETIVOS:

    1 – AGENDAMENTO: Paciente procura uma Unidade Básica de Saúde, PRONTO, ou a central de agendamento do HCAAJ (se for paciente do nosso ambulatório) com a solicitação médica para ser agendado pelo SISREG.

    2 – DIA DO EXAME: No dia do exame paciente faz cadastro na recepção e é encaminhado para a triagem;

    3 – TRIAGEM: Paciente responde a questionários, verifica-se SSVV e a depender do tipo de exame, assina o Termo de Consentimento Livre Esclarecido para utilização de contraste.

    4 – PREPARO: Existe um preparo especifico para cada exame (realizado de acordo com o exame solicitado), paciente guarda pertences e materiais proibidos dentro da sala de tomografia.

    5 – REALIZAÇÃO DO EXAME: Paciente realiza o exame;

    6 – LAUDO: Paciente tem acesso ao laudo pelo aplicativo do programa Saúde Até Você digital. Etapas do Serviço



    TOMOGRAFIA PACIENTES INTERNOS: 1 – SOLICITAÇÃO: Médico solicita exame e encaminha para o setor.

    2 – AGENDAMENTO: Equipe recebe a solicitação, orienta preparo do exame e agenda o mais rápido possível, de preferência no mesmo dia (a depender do exame e das condições clinicas do paciente)

    3 – REALIZAÇÃO DO EXAME: Exame realizado

    4 – LAUDO DO EXAME: Os resultados dos exames ficam disponíveis na plataforma de laudos do programa Saúde até Você, onde os médicos da rede tem aceso. 

    Documentos necessários

    documento oficial de identificação; CPF; Cartão SUS; comprovante de residência; solicitação ou encaminhamento médico; autorização e/ou guia de agendamento da Regulação/SISREG; exames anteriores relacionados à região que será examinada, se houver.

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: No Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene Av. Menino Marcelo -Cidade Universitária, Maceió - AL, 57083-410 direcaogeral@gmail.com 82 33739624


  • Onde é realizado?

    Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene

    direcaogeral@gmail.com

    82 33739624


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Recomendações

    O preparo para o exame depende da região que será examinada. Nos exames de tomografia de contraste o paciente deve ficar de jejum por até 8 horas. Em tomografias realizadas na área digestiva pode ser indicado o uso de laxantes ou enemas para limpar o intestino.   

    Além disso, o paciente é orientado a retirar qualquer objeto de metal que possa estar usando, tais como: sutiã, piercings, brincos, joias e entre outros, pois podem distorcer as imagens geradas. Durante a realização do exame, é necessário utilizar uma roupa de algodão.   

    Caso o paciente porte dispositivos implantados, como marca-passo, port-a-cath ou outros, deverá informar ao técnico em radiologia. Iisso não impedirá a realização do exame, porém novos cuidados serão tomados.   

    Todas essas informações são passadas no momento do agendamento do exame

     

     O Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib. Jatene unidade destinada à para o paciente cardiopata usuário do SUS, com a implementação da linha de cuidado em cardiologia geral, cardiopeditaria, cardiologia intervencionista.

    Acesso

    O atendimento no hospital é realizado via Sistema de Regulação (Sisreg), responsável pelas marcações de consultas e exames no Sistema Único de Saúde (SUS)

     É um hospital "porta fechada", que não possui setor de urgência e emergência, sendo os pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospitais da Rede e Municípios através da regulação estadual (SISREG).

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:

    

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


     Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:


    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    [Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].


    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota:
  • Este serviço ainda não possui avaliações.
    Seja o primeiro a avaliar clicando no botão acima!