A fisioterapia cardiovascular e pulmonar (reabilitação cardiovascular e pulmonar) é um dos tratamentos essenciais na reabilitação de pacientes portadores de cardiopatias, e tem como objetivo melhorar a condição física, mental e social desses pacientes, permitindo que tenham maior qualidade de vida e independência nas atividades do dia a dia.
É recomendado o treinamento com exercícios monitorados e supervisionados. Indicação para o programa de reabilitação cardiovascular e metabólica para pacientes: portadores de risco para o desenvolvimento de doença arterial coronariana, aqueles que já realizaram procedimentos invasivos (como angioplastia; revascularização do miocárdio; transplante cardíaco; implante de marca-passo ou cardioversor desfibrilador implantável - CDI; cirurgia de válvulas; entre outras) e aqueles que já tiveram manifestação de doença coronária (como pós-infarto do miocárdio; angina estável; cardiomiopatias; insuficiência cardíaca; doença cardiovascular inelegível para cirurgia; entre outras).
Cidadão;
O atendimento Para isso, o cidadão precisa possuir prontuário médico e prescrição médica solicitando o serviço
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Tempo Máximo: 35 minutos
Informações:
Conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo à ordem cronológica de marcação.
1. Realizar procedimento
Atendimento para pacientes internados na unidade. O agendamento será realizado mediante solicitação médica carimbada solicitando o encaminhamento interno.
- O paciente deverá ser encaminhado pelo seu médico, constando a solicitação de Reabilitação Pulmonar ou Reabilitação Cardíaca e Pulmonar e se há necessidade de monitorização cardíaca ou oxigênio durante os exercícios.
- O paciente passará por uma avaliação para obter a prescrição totalmente individualizada da atividade física a ser realizada.
- Os objetivos da reabilitação para os indivíduos com doença pulmonar são reduzir os sintomas de fraqueza, diminuir a dispneia (falta de ar), melhorar a qualidade de vida e aumentar a participação dos pacientes nas atividades da vida diária, propiciando o retorno à atividade produtiva e/ou lazer.
- Os exercícios utilizados para pacientes no Programa de Reabilitação inclui treinamento aeróbio em esteira ergométrica e/ou ciclo ergômetro (com auxílio de oxigênio, se necessário), exercícios de fortalecimento de MMSS e MMII, alongamentos, exercícios respiratórios, treino de força e resistência dos músculos respiratórios e orientação quanto a técnicas de conservação de energia.
Documentos:
- RG / Comprovante de identificação
- Cartão SUS (CADSUS)
- CPF
- Comprovante de residência
- Prescrição médica para realização do serviço
- Autorização interna do hospital
RG identidade . Comprovante de identificação
Cartão de identificação do SUS( CADSUS)
CPF
Comprovante de residência;
Prescrição medica para realização do serviço
- Autorização interna do hospital
PRESENCIAL: No Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene Av. Menino Marcelo -Cidade Universitária, Maceió - AL, 57083-410 direcaogeral@gmail.com 82 33739624
O Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib. Jatene é uma unidade destinada aos pacientes cardiopatas usuários do SUS, com a implementação da linha de cuidado em cardiologia geral, cardiopeditaria e cardiologia intervencionista.
Acesso
O atendimento no hospital é realizado via Sistema de Regulação (SISREG), responsável pelas marcações de consultas e exames no Sistema Único de Saúde (SUS).
O paciente deverá ser encaminhado pelo seu médico, constando a solicitação de Reabilitação Pulmonar ou Reabilitação Cardíaca e Pulmonar e se há necessidade de monitorização cardíaca ou oxigênio durante os exercícios.
O Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib. Jatene é um hospital de porta fechada, que não possui setor de urgência e emergência, sendo os pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospitais da Rede e Municípios através da Regulação Estadual (SISREG).
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
[Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].
Este serviço não tem custos para o solicitante