A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, emitida pela SECDEF, garante atendimento preferencial à pessoa com TEA em serviços públicos e particulares, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. A emissão da carteira é gratuita e, em Maceió, pode ser feita nas Centrais JÁS. Nos demais municípios, o documento pode ser solicitado nas Unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou nas Secretarias de Assistência Social.
A pessoa que tenha o diagnóstico de autismo ou a pessoa responsável por ela;
É preciso levar os seguintes documentos da pessoa com autismo:
· Carteira de Identidade ;
· CPF ;
· Foto 3x4 ;
· Exame do tipo sanguíneo ;
· Comprovante de endereço ;
· Número de telefone ;
· Laudo médico com o diagnóstico do transtorno do espectro autista;
A pessoa responsável pela pessoa com autismo tem que levar os documentos abaixo:
· Carteira de Identidade;
· CPF;
· Comprovante de endereço;
· Número de telefone;
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência - SECDEF por telefone (82) 3221-0069 ou por email gabinete@secdef.al.gov.br
Tempo Máximo: 1 horas
Informações:
Através de um computador ou celular, a pessoa que morar em Maceió acessa o endereço eletrônico abaixo e agenda o atendimento:
· https://agendamento.seplag.al.gov.br/
Ou acessa o site da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência e procura o nome CIPTEA, onde também vai ter o endereço para agendar o atendimento.
· Site da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência: https://www.secdef.al.gov.br/ciptea
. Quando marcar o atendimento a pessoa com deficiência ou o responsável pela pessoa com deficiência deverá comparecer, no dia e hora marcado no agendamento, até o local agendado com todos os documentos.
. Depois de fazer o cadastro será preciso aguardar 60 dias úteis para que a carteira chegue no local onde a pessoa fez o atendimento.
Importante: quando contamos 60 dias úteis não entra na conta nem os sábados, nem os domingo e nem os feriados.
. Depois que passou 60 dias úteis a pessoa vai buscar o cartão no mesmo lugar que realizou o cadastro.
RG (do identificado e do responsável legal); CPF (do identificado e do responsável legal); Foto 3x4 (do identificado); Comprovante de tipo sanguíneo (do identificado); Endereço residencial completo (do identificado e do responsável legal); Número de telefone (do identificado e do responsável legal); Laudo médico que contenha o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (do identificado).
PRESENCIAL: Agendar https://agendamento.seplag.al.gov.br/ e se direcionar para Central Já - Centro, Shopping Pátio ou Maceió Shopping
PRESENCIAL: Em Maceió, o pedido é feito nas Centrais JÁS e em outras cidades fora de Maceió a pessoa tem que procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade.
O órgão do Estado que é responsável pela Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência.
Site da Secretaria: www.secdef.al.gov.br
Importante: a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é totalmente gratuito.
Mais informações:
· Telefone da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência: 82 3221-0069
· Whatsapp da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista: 82 98833-2909
· E-mail da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência: gabinete@secdef.al.gov.br
Este serviço não tem custos para o solicitante