Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

  • O que é?

    A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é emitida pela SECDEF e garante à pessoa com o transtorno do espectro autista o atendimento preferencial nos serviços públicos e privados, principalmente nas áreas da saúde, educação e assistência social. Essa carteira é feita de forma gratuita, em Maceió nas Centrais JÁS e nos demais municípios nas Unidades dos Centros de Referências de Assistências Sociais - CRAS ou nas Secretarias de Assistência Social .




  • Quem pode realizar?

    A pessoa que tenha o diagnóstico de autismo ou a pessoa responsável por ela;

    Requerimentos

    É preciso levar os seguintes documentos da pessoa com autismo:

    ·     Carteira de Identidade ;

    ·     CPF ;

    ·     Foto 3x4 ;

    ·     Exame do tipo sanguíneo ;

    ·     Comprovante de endereço  ;

    ·     Número de telefone ;

    ·     Laudo médico com o diagnóstico do transtorno do espectro autista;


    A pessoa responsável pela pessoa com autismo tem que levar os documentos abaixo:

    ·     Carteira de Identidade;

    ·     CPF;

    ·     Comprovante de endereço;

    ·     Número de telefone;


    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência por telefone (82) 3221-0069 ou por email gabinete@secdef.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 1 horas

    Informações:



  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    Através de um computador ou celular, a pessoa que morar em Maceió entra no endereço eletrônico abaixo e agenda o atendimento:

    ·    https://agendamento.seplag.al.gov.br/

    Ou entra no site da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência e procura o nome CIPTEA que lá também vai ter o endereço para agendar o atendimento.

    ·    Site da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência: https://www.secdef.al.gov.br/ciptea

    . Quando marcar o atendimento a pessoa com deficiência ou o responsável pela pessoa com deficiência vai, no dia e hora marcado no agendamento, até o local marcado com todos os documentos.

    . Depois de fazer o cadastro tem que esperar 60 dias úteis para que a carteira chegue no local onde a pessoa fez o atendimento.


    Importante: quando contamos 60 dias úteis não entra na conta nem os sábados, nem os domingo e nem os feriados.

    . Depois que passou 60 dias úteis a pessoa vai buscar o cartão no mesmo lugar que fez o cadastro.

     

    Documentos necessários

    RG (do identificado e do responsável legal); CPF (do identificado e do responsável legal); Foto 3x4 (do identificado); Comprovante de tipo sanguíneo (do identificado); Endereço residencial completo (do identificado e do responsável legal); Número de telefone (do identificado e do responsável legal); Laudo médico que contenha o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (do identificado).

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Agendar https://agendamento.seplag.al.gov.br/ e se direcionar para Central Já - Centro, Shopping Pátio ou Maceió Shopping

    PRESENCIAL: Em Maceió, o pedido é feito nas Centrais JÁS e em outras cidades fora de Maceió a pessoa tem que procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade.


  • Onde é realizado?

    Central Já! Benedito Bentes

    japatiomaceio@seplag.al.gov.br

    (82) 98876-7341

    Central Já! Centro

    jacentro@seplag.al.gov.br

    (82) 98876-7341

    Central Já! Maceió Shopping

    jamaceioshopping@seplag.al.gov.br

    (82) 98876-7341


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SECDEF - Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência

    O órgão do Estado que é responsável pela Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência.

    Site da Secretaria: www.secdef.al.gov.br

     

    Importante: a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é totalmente gratuito.


    Mais informações:

    ·   Telefone da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência: 82 3221-0069

    ·   Whatsapp da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista: 82 98833-2909

    ·   E-mail da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência: gabinete@secdef.al.gov.br


    Este serviço não tem custos para o solicitante


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