A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é um exame que permite o registro indireto e intermitente da pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, enquanto o paciente realiza suas atividades habituais e também durante sono. Tem como objetivo analisar o comportamento da pressão arterial não somente durante a vigília e o sono, como também durante eventuais sintomas como tontura, dor no peito e desmaio. Além disso, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo. Procedimento indicado para: suspeita de hipertensão; avaliação do tratamento da hipertensão; Avaliação de sintomas possivelmente relacionados à alterações da pressão arterial.
Cidadão;
O atendimento será referenciado, ou seja, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação. Para isso, o cidadão precisa possuir prontuário médico e prescrição médica solicitando o serviço.
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Tempo Máximo: 24 horas
Informações:
O atendimento será referenciado, ou seja, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação. Para isso, o cidadão precisa possuir prontuário médico e prescrição médica solicitando o serviço.
O teste dura em média 24h.
A marcação para este procedimento será realizada após atendimento do usuário por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o paciente será atendido por um médico que verificará a necessidade de um serviço especializado e encaminhará a solicitação pelo Sistema de Regulação Médica Estadual.
RG / Comprovante de identificação
Cartão de identificação do SUS (CADSUS)
CPF
Comprovante de residência
Prescrição médica para realização do serviço
PRESENCIAL: Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene. Av. Menino Marcelo, Cidade Universitária, Maceió - AL, 57083-410. E-mail: direcaogeral@gmail.com. Telefone: (82) 3373.9624.
O procedimento será autorizado pela Central de Regulação Estadual, responsável por definir onde será realizado o atendimento, seguindo critérios como proximidade à residência do usuário e a complexidade do caso.
- RG / Comprovante de identificação
Cartão SUS (CADSUS)
CPF
Autorização emitida pela Central de Regulação
Comprovante de residência
PRESENCIAL: Central de Regulação
3.1 - Apresentar documento de identificação pessoal na Recepção do Hospital.
3.2 - Identificar-se no setor Arquivo Médico para abertura do prontuário e apresentar documentos (RG, CPF, Cartão SUS, Autorização e Guia de Agendamento).
3.3 - Apresentar documentos na Recepção do Serviço (RG, Guia de Encaminhamento do SISREG para registro na Agenda Eletrônica e efetivação no Sistema de Regulação).
3.4 - O paciente será atendido na recepção, encaminhado ao serviço de enfermagem para triagem e posteriormente encaminhado ao atendimento médico.
3.5 - O paciente será avaliado e encaminhado pelo médico responsável para a realização dos procedimentos necessários, para realizar o exame.
3.6 - Como é feito:
- A MAPA é realizada através da medição automática da pressão arterial, por meio de um dispositivo colocado na cintura, que é conectado por um tubo de plástico fino a uma braçadeira instalada no braço do paciente. As medidas da pressão arterial são realizadas a cada 20 minutos durante o dia e a cada 30 minutos no período da noite.
- Os dados são armazenados em um dispositivo e, após às 24 horas, o paciente retorna ao Centro Diagnóstico para a retirada do equipamento. O monitor é conectado ao computador e um software específico que mapeia um gráfico das pressões registradas nas últimas 24h.
- Com as informações, o cardiologista analisará os dados do paciente.
RG / Comprovante de identificação
Cartão SUS (CADSUS)
CPF
Autorização emitida pela Central de Regulação
Guia de agendamento pela Central de Regulação
PRESENCIAL: Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene. Av. Menino Marcelo, Cidade Universitária, Maceió - AL, 57083-410. E-mail: direcaogeral@gmail.com. Telefone: (82) 3373.9624.
Preparo e recomendações para o exame:
- Tomar banho antes do exame, pois não é recomendada a retirada do aparelho durante o exame;
- Usar um cinto de sua preferência para colocação do monitor na cintura;
- Trazer cinto fino (até 03 cm de largura) para anexar o aparelho;
- Relaxar o braço durante as medições;
- Dormir de barriga para cima ou virado para o lado direito;
- Apresentar a lista de medicamentos em uso com dose e horários preconizados;
- Seguir a orientação do seu médico sobre a utilização das medicações de uso crônico e sobre a prática de exercícios físicos nas 24 horas que antecedem o exame.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
[Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].
Este serviço não tem custos para o solicitante