Exame de Ecocardiograma com Stress Farmacológico (Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene)

  • O que é?

    Ultrassom do coração associada ao uso de medicamentos por via intravenosa (dobutamina ou dipiridamol) que possibilitam visualizar a contração do coração em repouso e em esforço máximo,

    semelhante ao atingido durante a atividade física em esteira ergométrica. Trata-se, basicamente, da combinação entre um ultrassom (o doppler, que mostra os movimentos e o fluxo do coração com o uso de cores) e um ecocardiograma (que mede os sinais elétricos do coração).


  • Quem pode realizar?

    Cidadão;

    Requerimentos

    O atendimento será referenciado, ou seja, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação. Para isso, o cidadão precisa possuir prontuário médico e prescrição médica solicitando o serviço.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 30 minutos

    Informações:

    O atendimento será referenciado, ou seja, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação. Para isso, o cidadão precisa possuir prontuário médico e prescrição médica solicitando o serviço.

    O teste dura em média 30 min.


  • Etapas para a realização
    1. Marcar procedimento

    A marcação para este procedimento será realizada após atendimento do usuário por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o paciente será atendido por um médico que verificará a necessidade de um serviço especializado e encaminhará a solicitação pelo Sistema de Regulação Médica Estadual.

    Documentos necessários

    RG / Comprovante de identificação

    Cartão de identificação do SUS (CADSUS)

    CPF

    Prescrição médica para realização do serviço

    Comprovante de residência

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene. Av. Menino Marcelo, Cidade Universitária, Maceió - AL, 57083-410. E-mail: direcaogeral@gmail.com. Telefone: (82) 3373.9624.

    2. Autorizar procedimento

    O procedimento será autorizado pela Central de Regulação Estadual, responsável por definir onde será realizado o atendimento, seguindo critérios como proximidade à residência do usuário e a complexidade do caso.

    Documentos necessários

    RG / Comprovante de identificação

    Cartão SUS (CADSUS)

    CPF

    Autorização emitida pela Central de Regulação

    Comprovante de residência

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene. Av. Menino Marcelo, Cidade Universitária, Maceió - AL, 57083-410. E-mail: direcaogeral@gmail.com. Telefone: (82) 3373.9624.

    3. Realizar procedimento

    3.1 - Apresentar documento de identificação pessoal na Recepção do Hospital.

    3.2 - Identificar-se no setor Arquivo Médico para abertura do prontuário e apresentar documentos (RG, CPF, Cartão SUS, Autorização e Guia de Agendamento).

    3.3 - Apresentar documentos na Recepção do Serviço (RG, Guia de Encaminhamento do SISREG para registro na Agenda Eletrônica e efetivação no Sistema de Regulação).

    3.4 - O paciente será atendido na recepção, encaminhado ao serviço de enfermagem para triagem e posteriormente encaminhado ao atendimento médico.

    3.5 - O paciente será avaliado e encaminhado pelo médico responsável para a realização dos procedimentos necessários, como: realizar exames prévios, fazer uso de medicação, internamento (conforme a necessidade do paciente). Lá Aguardar ser encaminhado para sala de hemodinâmica onde será realizado o exame.

    3.6 - Como é feito:

    - Chegando à sala de exames, o paciente será recebido pela equipe de enfermagem e anestesia que irá prepará-lo para o procedimento. Será conectado a alguns monitores (monitor de eletrocardiograma, aparelhos de pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória).

    - O paciente recebe o medicamento estressor por uma veia (via intravenosa) e em doses crescentes, chamadas “estágios do exame”. Cada estágio tem a duração aproximada de 3 minutos. Durante a realização do exame são verificadas continuamente a pressão arterial, a frequência e o ritmo cardíaco e os níveis de oxigênio no sangue. Também é realizado eletrocardiograma em cada estágio.

    - O paciente permanece em repouso durante 30 minutos após o término do exame. Após 60 minutos, pode retornar à sua rotina, sem restrição de dieta. Caso utilize medicação de uso contínuo, esta deverá ser ingerida normalmente.

    Documentos necessários

    RG / Comprovante de identificação

    Cartão SUS (CADSUS)

    CPF

    Autorização para realização do serviço emitida pela Central de Regulação

    Guia de agendamento emitida pela Central de Regulação

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene. Av. Menino Marcelo, Cidade Universitária, Maceió - AL, 57083-410. E-mail: direcaogeral@gmail.com. Telefone: (82) 3373.9624.


  • Onde é realizado?

    Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene

    direcaogeral@gmail.com

    82 33739624


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Preparo e recomendações para o exame:

    - Jejum de 4 horas;

    - A suspensão da medicação em uso fica a critério do médico assistente e na dependência dos objetivos do exame: se para diagnóstico de doença arterial coronária, caso seja possível, a recomendação é

    realizar o exame sem os remédios que possam mascarar as manifestações isquêmicas, como betabloqueadores, inibidores dos canais de cálcio e vasodilatadores coronarianos;

    - Chegar 30 minutos antes do horário agendado;

    - 24 horas antes do exame não ingerir café, chá, chocolates, refrigerantes e bebidas alcóolicas;

    - Não fazer exercício no dia do exame;

    - Trazer exames anteriores da área a ser analisada (exames cardiológicos);

    - Suspender medicações apenas sob orientações médicas.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé

    do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas

    ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme

    estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    [Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: