Atendimento no Hospital Metropolitano de Alagoas

  • O que é?

    O hospital metropolitano de alagoas compõe a rede hospitalar de alagoas é referência de média e alta complexidade para os 102 municípios alagoanos, em diversas especialidades médicas, Cardiologia, Clínica Geral, Geriatria, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Vascular, Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Plástica, Otorrinolaringologia, Anestesiologia, Coloproctologia, Mastologia, Gastroenterologia, Ortopedia, Geriatria, Reumatologia, Urologia, Hematologia, Infectologia, Radiologia beneficiando cerca de 3.337.357 habitantes.

     Hospital possui 70 Leitos clínicos ( clínica médica ), 37 Leitos de uti geral – adulto, 13 leitos de UTI Covid, 10 Leitos clínicos ( covid ), 33 leitos clínicos ( cardiológicos ), 18 leitos clínicos ( cirúrgicos ), 10 leitos clínicos ( neurológicos ), leitos clínicos ( outros ) unidade acidente vascular cerebral (uavc - 12 leitos.

     

    O fluxo de atendimento é referenciado para paciente de outros serviços, ou seja, não é porta aberta. De acordo com a norma do SUS (Sistema Único de Saúde), a Regulação Estadual direciona aonde você deverá receber o atendimento médico. Por exemplo: para que um paciente seja encaminhado para o Hospital Metropolitano ele deverá inicialmente ser atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou em unidades ambulatoriais como as Clínicas da Família (Ambulatório Médico de Especialidades) ou Mini Pronto Socorros (Unidades de Apoio Assistencial 24 h). Atende Através da Regulação Estadual atende por referencia : Cardiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cardiologia Clínica, Neurologia, Unidade de AVC, Neurocirurgia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Vascular, Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva, Radiologia.

    O Hospital Metropolitano possui uma Equipe Multidisciplinar composta por Assistência Social, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Radiologia, Terapia Ocupacional

    As Cirurgias são de forma programada (Eletivas) e não de uma urgência ou emergência. São nas especialidades cirurgia Geral, Neurológica, Plástica, Toráxia, Urológica, Vascular, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Coloproctologia

    O Hospital ainda conta com um Ambulatório de Especialidades Médicas que realiza diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em O acesso às consultas especializadas no Ambulatório do HMA, é realizado via Sistema de Regulação Estadual, de acordo com a agenda disponibilizada aos municípios.

    Exames Complementares Laboratoriais, Raio - X, Tomografia, Ultrassonografia, Endoscopia, Colonoscopia, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Ultrassonografia com Doppler, Broncoscopia

     


  • Quem pode realizar?

    Cidadão-Usuários do SUS dos 102 municípios alagoanos;

    Requerimentos

     Atendimento via regulação para casos de média e alta complexidade 

    O atendimento será referenciado, ou seja, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação. Para isso, o cidadão precisa possuir prontuário médico e prescrição médica solicitando o serviço.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    Conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo à ordem cronológica de marcação.

    [OBS: Em qualquer serviço prestado pelo Hospital, tanto o prazo decorrido entre o agendamento e o atendimento quanto o tempo de espera no dia de sua realização dependerá de vários fatores, como a disponibilidade de agenda, o volume de procura e a urgência de seu caso.


  • Etapas para a realização
    1. Marcar procedimento


    A marcação para este procedimento será realizada após atendimento do usuário por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o paciente será atendido por um médico que verificará a necessidade de um serviço especializado e encaminhará a solicitação pelo Sistema de Regulação Médica Estadual.




    Documentos necessários

    RG identidade . Comprovante de identificação

    Cartão de identificação do SUS( CADSUS)

    CPF

    Prescrição medica para realização do serviço

    comprovante de endereço

    Comprovante de agendamento

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Nas unidades de saúde , Unidade Básica de Saúde (UBS)

    2. Autorizar procedimento

    2. Autorizar procedimento

    O procedimento será autorizado pela Central de Regulação Estadual, responsável por definir onde será realizado o atendimento, seguindo critérios como proximidade à residência do usuário e a complexidade do caso.







    Documentos necessários

    - RG / Comprovante de identificação

    - Cartão SUS (CADSUS)

    CPF

    - Comprovante de residência

    Autorização emitida pela Central de Regulação

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: A Central de Regulação Estadual

    3. Realizar atendimento

    3.1 - Apresentar documento de identificação pessoal na Recepção do Hospital.

    3.2 - Identificar-se no setor Arquivo Médico para abertura do prontuário e apresentar documentos (RG, CPF, Cartão SUS, Autorização e Guia de Agendamento).

    3.3 - Apresentar documentos na Recepção do Serviço (RG, Guia de Encaminhamento do SISREG para registro na Agenda Eletrônica e efetivação no Sistema de Regulação).

    3.4 - O paciente será atendido na recepção, encaminhado ao serviço de enfermagem para triagem e posteriormente encaminhado ao atendimento médico.

    3.5 - Realização do atendimento médico.



    Documentos necessários

    RG identidade . Comprovante de identificação

    - Cartão SUS (CADSUS)

    CPF

    Autorização para realização pela Central de Regulação

    Autorização (interna do Hospital pacientes em atendimento no hospital).

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital Metropolitano de Alagoas Av. Menino Marcelo ,Cidade Universitária Maceió - AL, 57083-410 direcaogeral@gmail.com (82) 3337-9600 / 3337-9601


  • Onde é realizado?

    Hospital Metropolitano de Alagoas

    direcaogeral@gmail.com

    (82) 3337-9600 / 3337-9601


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n· Urbanidade;\n· Respeito;\n· Acessibilidade;\n· Cortesia;\n· Presunção da boa-fé do usuário;\n· Igualdade;\n· Eficiência;\n· Segurança; e\n· Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: