Exame de Ressonância Magnética no Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene

  • O que é?

    É um exame de diagnóstico por imagem, que não possui radiação e permite a captação de imagens detalhadas e tridimensionais de forma não invasivaA Ressonância Magnética é uma técnica utilizada para gerar imagens médicas de alta definição da anatomia e dos processos fisiológicos do corpo, através de um escaneamento que faz uso de um campo magnético forte e ondas de radiofrequência. O diagnóstico realizado por meio deste exame tem um importante papel na hora de detectar, diagnosticar e monitorar o tratamento de doenças

    Consiste no exame para diagnóstico que retrata imagens de alta definição dos órgãos de qualquer parte do interior do corpo humano, através da utilização de forte campo magnético e ondas de radio frequência. Não utiliza radiação. Neste caso há visualização da dispersão angiográfica dos vasos coronários após a injeção seletiva de contraste na artéria femural ou umeral, coração, aorta e vasos da base.

    A ressonância magnética tem um grande papel na hora de detectar, diagnosticar e monitorar o tratamento de doenças

    O Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene, é um hospital “porta fechada”, que não possui setor de urgência e emergência, sendo os pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital da Rede e Municípios através da regulação estadual (SISREG), para procedimento intervencionistas, cirúrgicos e internamentos.

    Quanto aos procedimentos e consultas ambulatoriais o acesso e marcações dar-se-á através do SISREG com disponibilização para todos os municípios do Estado de Alagoas


  • Quem pode realizar?

    Cidadão;

    Requerimentos

    O atendimento será referenciado, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação Estadual.

     Ter prontuário medico

    Ter prescrição médica solicitando o serviço

     

    O atendimento será referenciado, ou seja, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação. Para isso, o cidadão precisa possuir prontuário médico do hospital em atendimento e prescrição médica solicitando o exame.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    Atendimento agendado:

     

     Conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo à ordem cronológica de marcação. 

    Em geral, o tempo total de duração do exame é de 15 a 30 minutos. Mas pode durar até 2 horas, dependendo da área a ser examinada.


     



  • Etapas para a realização
    1. Marcação

    1. Marcação do Procedimento.

    Para agendar o Exame, é necessário recorrer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Lá, o paciente será atendido, e o médico verá a necessidade de um serviço especializado e encaminhará a solicitação pelo Sistema de Regulação Médica Estadual, por sua vez, vai receber essa demanda e organizar o agendamento para a unidade.


    2 Para pacientes em atendimento no ambulatório e pacientes internados que tenha a solicitação do exame

    Documentos necessários

    RG identidade. Comprovante de identificação

    Cartão de identificação do SUS( CADSUS)

    Comprovante de residência;

    Prescrição medica para realização do serviço.

    CPF

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Nas unidades de saúde , Unidade Básica de Saúde (UBS)

    2. 2: Autorização emitida pela Central de Regulação

    O procedimento será autorizado pela Central de Regulação Estadual, responsável por definir onde será realizado o atendimento, seguindo critérios como proximidade à residência do usuário e a complexidade do caso.


    Documentos necessários

    RG identidade . Comprovante de identificação

    Cartão SUS

    Autorização emitida pela central de Regulação

    CPF

    Comprovante de residência

    Canais de atendimento

    TELEFONE: A Central de Regulação Estadual

    3. Atendimento

    3. Realizar exame

    3.1 - Apresentar documento de identificação pessoal na Recepção do Hospital.

    3.2 - Identificar-se no setor Arquivo Médico (SAME) Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) para abertura do prontuário e apresentar documentos (RG, CPF, Cartão SUS, Autorização e Guia de Agendamento).

    3.3 - Apresentar documentos na Recepção do Serviço (RG, Guia de Encaminhamento do SISREG para registro na Agenda Eletrônica e efetivação no Sistema de Regulação).

    3.4 – Após o paciente será, encaminhado ao serviço de enfermagem para triagem e posteriormente encaminhado ao atendimento médico.

    3.5 - O paciente será avaliado e pelo médico serão realizados procedimentos necessários, para realização do Exame do paciente.

    3.6 - Como são feito

    O paciente é colocado na maca, que desliza em direção ao tubo, onde as imagens são captadas. Diferente dos demais exames de imagens, a captação é um pouco mais demorada e pode levar mais de 40 minutos. O paciente deve ter cuidado para não se mexer, pois até pequenos movimentos podem comprometer a qualidade da imagem.


    Em geral, o tempo total de duração do exame é de 15 a 30 minutos. Mas pode durar até 2 horas, dependendo da área a ser examinada.


     


    Documentos necessários

    Autorização emitida pelo SISREG.

    Carteira de identidade ou comprovante de identificação

    cartão sus

    CPF

    Guia de agendamento pela Central de Regulação

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital Do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene, Av. Menino Marcelo -Cidade Universitária, Maceió - AL, 57083-410 direcaogeral@gmail.com 82 33739624


  • Onde é realizado?

    Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene

    direcaogeral@gmail.com

    82 33739624


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    PREPARO E RECOMENDAÇÕES PARA O EXAME DE RESSONÂNCIA

    Alguns preparos são necessários para realizar o exame com segurança e eficácia. São eles:

    Evitar comer e beber aproximadamente 4 horas antes do preventivo, principalmente se o exame for realizado na parte do abdome.

    Não utilizar nenhum tipo de objeto metálico, como brincos, relógio, piercing, pulseiras, aparelho ortodôntico, etc.

    Em alguns casos, o paciente precisa usar contraste para realçar as imagens de algumas estruturas ou órgãos.

    Informe-se sobre o risco de estar com cílios e unhas postiças (a cola utilizada pode interferir em alguns procedimentos)

    Minutos antes de começar o exame, o paciente deverá colocar o avental descartável fornecido pela equipe responsável e assinar o termo de consentimento para, assim, iniciar o procedimento.

     

    CONTRA INDICAÇÕES DO EXAME

    O exame de ressonância magnética é contraindicado para os pacientes que possuam implantes eletrônicos, como marca-passo cardíaco, marca-passo cerebral, clip de aneurisma cerebral, stent, pinos, parafusos ou placas no corpo. O exame também não é recomendado para gestantes.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n· Urbanidade;\n· Respeito;\n· Acessibilidade;\n· Cortesia;\n· Presunção da boa-fé do usuário;\n· Igualdade;\n· Eficiência;\n· Segurança; e\n· Ética.

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

     

     

    -Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer  nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço


    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: