Tratamento de queimadura que é uma lesão produzida nos tecidos corporais devido ao contato com o calor, eletricidade, radiação ou substâncias químicas.
As queimaduras são causadas, geralmente, pelo calor (queimadura térmica), como fogo, vapor, alcatrão ou líquidos quentes. As queimaduras provocadas por substâncias químicas são semelhantes às queimaduras térmicas, ao passo que as queimaduras causadas por radiação, luz solar e eletricidade tendem a ser significativamente diferentes. A queimadura é uma lesão produzida nos tecidos corporais devido ao contato com o calor, eletricidade, radiação ou substâncias químicas. As queimaduras causam vários graus..
Os sintomas de uma ferida de queimadura variam dependendo da profundidade da queimadura:
As queimaduras de primeiro grau são avermelhadas, apresentam inchaço e causam dor. A superfície queimada fica pálida ao ser suavemente tocada, mas não se formam bolhas.
As queimaduras de segundo grau são rosa ou avermelhadas, apresentam inchaço e causam dor intensa. No prazo de 24 horas (frequentemente dentro de pouco tempo após a queimadura), surgem bolhas que liberam um líquido transparente. A superfície queimada pode ficar pálida com a pressão do toque.
As queimaduras de terceiro grau não costumam doer, porque os nervos foram destruídos. A pele torna-se ressequida ou pode ficar branca, negra ou apresentar uma cor vermelho brilhante. A superfície queimada não fica pálida quando é pressionada e os pelos podem ser facilmente extraídos de sua raiz, sem dor.
O aspecto e os sintomas das queimaduras profundas podem piorar durante as primeiras horas ou até mesmo dias depois de a queimadura ter ocorrido.
T20-T32 Queimaduras e corrosões escaldaduras químicas [corrosões] (externa) (interna)queimadura (térmica) por:· aquecedor elétrico,ar ou gás quente, chama, eletricidade,fricção, objetos ,quentes, radiação e raio.
tratamento de geladuras que é uma lesão decorrente do congelamento dos tecidos. Apresentações iniciais podem ser enganosamente benignas. A pele parece esbranquiçada ou bolhosa e dormente; o reaquecimento causa dor forte. Pode resultar no desenvolvimento de gangrena. Tecidos gravemente lesados podem ser autoamputados. O tratamento é feito com base em reaquecimento em água quente (40 a 42°C) e cuidados locais. A amputação cirúrgica ocasionalmente é necessária, mas a decisão é frequentemente orientada por resultados de imagem, podendo ser postergada por vários meses, até a demarcação definitiva do tecido necrosado.
T20 Queimadura e corrosão da cabeça e pescoço,
T20-T25 Queimaduras e corrosões da superfície externa do corpo, especificadas por local, T21 Queimadura e corrosão do tronco, T22 Queimadura e corrosão do ombro e membro superior, exceto punho e mão, 23 Queimadura e corrosão do punho e da mão, T24 Queimadura e corrosão do quadril e membro inferior, exceto tornozelo e do pé, T25 Queimadura e corrosão do tornozelo e do pé,
Pacientes em atendimento ou internos nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde;
Requisitos necessários para o solicitante
1-Pacientes em atendimento nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde com prontuário de atendimento
2- ter prescrição médica solicitando o serviço
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Tempo Máximo: 15 minutos
Informações:
O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
Pacientes atendidos nas unidades
O paciente é atendido na recepção e encaminhado ao serviço de enfermagem que faz a triagem e encaminha ao atendimento Médico para avaliação e procedimentos
Atendimento Medico
O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários para oTratamento de queimaduras corrosões e geladuras , como exames , fazer medicação , internar, encaminhar para um serviço especializado ou um serviço de Emergência conforme a necessidade do quadro clinico do paciente.
No caso de ser atendido no HGE e UEA
O paciente é acolhido na recepção, onde é preenchida ficha de cadastro e encaminhado para classificação de risco realizado pela enfermeira que após a classificação encaminha atendimento conforme a prioridade e urgência de atendimento.
Atendimento Medico
O paciente é encaminhado após classificação de risco para atendimento medico
O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários, para o Tratamento de queimaduras corrosões e geladuras como exames, fazer medicação, internar; assim como se necessário solicitar avaliação de especialista conforme o quadro clinico do paciente e de acordo com o protocolo de acesso.
Prontuário do paciente
Solicitação Médica (com carimbo e assinatura) para realização do serviço
Cartão do SUS
Carteira de identidade
PRESENCIAL: Nas Unidades de saúde que realiza atendimento
hgealgabinete@gmail.com,ascomhge@gmail.com
(82)3315-74111 (Gabinete) ou (82) 3315-3281 (Central Telefônica).
Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
• O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
• O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
• Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer setor de Radiologia das Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.
Este serviço não tem custos para o solicitante