Inventário Administrativo - ITCD

  • O que é?

    O Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD), incide sobre as aquisições desses bens ou direitos por títulos de sucessão legitima ou testamentária e engloba doações em espécies, imóveis, bens móveis duráveis, títulos e ações de empresas e seu recolhimento em Alagoas tem como base na Lei nº 5.077/1989 e Instrução Normativa SEF nº 14/2015.


  • Quem pode realizar?

    Herdeiros, viúvo(a) meeira, Advogado;

    Requerimentos


    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Fazenda por telefone (82) 3315 9000 / 0800.284.1060 ou por email atendimento@sefaz.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    O tempo é variável de acordo com o tipo e condições do processo.


  • Etapas para a realização
    1. Separação de Documentos

    Documentação Exigida (Original e cópia ou autenticados)

    

    Documentação inicial - Inventário Administrativo

    • Declaração do ITCD (emitida pelo Cartório): observar carimbo do cartório e assinatura no verso bem como o correto preenchimento da Guia de Informação, verificando se constam os nomes de todos os herdeiros, viúva meeira, se for o caso. Observação: Se o Inventário tiver sido aberto em outro Estado, a Guia de Informação pode ser manuscrita, dispensando carimbo do cartório.
    • Requerimento Declaração de Bens e Direitos
    • Cópia da certidão de casamento do De Cujus;
    • Cópia do atestado de óbito;
    • Cópia do RG, CPF e comprovante de residência das pessoas envolvidas;
    • Procuração do advogado outorgada pelos herdeiros e meeiro, se for o caso;
    • Petição inicial/primeiras declarações: Informar relação dos herdeiros e meeiro, se for o caso, devidamente qualificados, juntamente com a relação de bens com a respectiva descrição e avaliação, forma da partilha do acervo hereditário; verificar se consta assinatura do inventariante.
    • Cópia da carteira da OAB do advogado
    • Taxa de serviço (Pessoa Jurídica ou Pessoa Física – 1 UPFAL
    • Emissão de Taxa
    • Passo a Passo para Emissão de Taxa

     

    Documentos específicos (Original e cópia ou autenticados)*

    Para imóveis:

    • Documentos iniciais – Inventário Administrativo (tópico 1);
    • Certidão de ônus reais do imóvel (Fornecida pelo Cartório) - Observar prazo de validade – 30 dias;
    • Cópia do carnê de IPTU atualizado – Imóveis urbanos: Observar se consta o VVI (Valor Venal do Imóvel) na cópia. Pode ser substituído pelo BCI (Boletim de Cadastro Imobiliário) fornecido pela Secretaria de Finanças de Maceió ou Declaração fornecida pela Secretaria de Finanças dos Municípios. Em caso de terreno: além do BCI ou IPTU, anexar a planta baixa (fornecida pela prefeitura).
    • Cópia do CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural) – imóveis rurais (fornecido pelo INCRA);
    • ITR – para imóveis rurais;

    Para veículos:

    • Documentos iniciais – Inventário Administrativo (tópico 1);
    • Cópia do documento do veículo (CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo);
    • Tabela FIPE. Acesse http://veiculos.fipe.org.br/#carro

    Para contas bancárias:

    • Documentos iniciais – Inventário Administrativo (tópico 1);
    • Cópia do extrato bancário da data do óbito;

    Para quotas societária:

    • Documentos iniciais – Inventário Administrativo (tópico 1);
    • Cópia do Contrato social da empresa com a última alteração;
    • Cópia do Balanço patrimonial;

    Documentos necessários

    Documentos detalhados na descrição da etapa

    Canais de atendimento

    WEB: http://www.sefaz.al.gov.br/nise/servicos-disponiveis

    APLICATIVO-MOVEL: Aplicativo Telegram, Canal: @NISE_SEFAZ_AL

    Sem custo
    2. Acesso a Atendente Virtual Nise

    Acessar a atendente virtual Nise pelo chat no site http://www.sefaz.al.gov.br/ ou aplicativo Telegram canal: @NISE_SEFAZ_AL_BOT) e seguir o passo a passo:

    • Roteiro de Acesso ao Serviço

    1. Impostos → 3. ITCD → 2. Inventário → 1. Inventário Administrativo (Extrajudicial) → 1. Iniciar atendimento

    • Modelos de documentos necessários para este serviço:

    Passo a Passo para Emissão da Taxa de Fiscalização -ITCD,

    Anexo VII - Declaração de bens e direitos


    Canais de atendimento

    WEB: https://darcb.sefaz.al.gov.br/

    Custo

    R$1 UPFAL


  • Onde é realizado?

    Atendimento Virtual - Nise

    atendimento@sefaz.al.gov.br

    (82)3216.9999 | (82)3315.9000


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SEFAZ - Secretaria de Estado da Fazenda

    Os documentos devem ser apresentados em cópia legível com original, para conferência do servidor ou autenticados em cartório.

    Caso haja divergência de endereço do imóvel nos documentos, far-se-á necessário uma certidão da prefeitura certificando a atualização do logradouro.

    Se o Inventário tiver sido aberto em outro Estado, a Guia de Informação pode ser manuscrita, dispensando carimbo do cartório.

    Legislação: Lei nº 5.077 de 12 de junho de 1989 (artigos de 162 a 183), Decreto de nº 10.306 de 24 de fevereiro de 2011, Instrução normativa 18/2013, Lei de alteração de alíquotas 7.861/2016, Decreto de nº 25.370/2013 e Decreto de nº 53.609/2017.


    Atendente virtual Nise:  acesse nosso chat no http://www.sefaz.al.gov.br/ ou aplicativo Telegram, no canal: @NISE_SEFAZ_AL_BOT)



    Reclamação, elogio, sugestão, denúncia e solicitação de providências, favor acessar https://e-ouv.al.gov.br/

    Este serviço tem custos para o solicitante


    Custo

    R$1 UPFAL



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