Saúde Mental e Saúde Coletiva

  • O que é?

    O cuidado em saúde mental no Brasil tem apresentado transformações importantes nos últimos anos. Dos movimentos da Reforma Sanitária e da Reforma Psiquiátrica no final dos anos 1970 à aprovação da Lei 10.216 em 2001, até suas subsequentes alterações, percebe-se uma gama significativa de ações que têm como objetivo alterar a realidade desse cuidado, impulsionando o processo de desinstitucionalização por meio da criação e ampliação da rede de cuidados em saúde mental na perspectiva da atenção psicossocial. Dentro desse contexto, toda a Saúde passa por um processo de reconstrução. Surge uma nova concepção sobre o binômio saúde-doença, gerando modelos de atenção, nos quais as respostas aos problemas de saúde não são encontradas, apenas, nos serviços médicos e o próprio conceito de Saúde não seja definido como ausência de doença. A noção de saúde passa a ser ampliada, ampliam-se também os campos de ação, uma vez que saúde, nesse sentido, conecta-se à noção de vida, de qualidade de vida, inserida no coletivo. Dessa forma, múltiplas dimensões estão envolvidas nesse processo de promoção de saúde, tanto no âmbito global de um Estado, quanto no âmbito da singularidade e autonomia dos sujeitos. No campo da saúde mental, essas noções também vão sendo incorporadas e, a partir daí, vão surgindo novas propostas de intervenção que pedem mudanças na estrutura institucional, bem como na estrutura individual, social e política. O Núcleo de Ciências Humanas, Sociais e de Políticas Públicas vem desenvolvendo pesquisas e estratégias de intervenção no campo da saúde mental e da saúde coletiva, em parceria com outras instituições e entidades com o objetivo de contribuir com as transformações do modelo vigente em nossa região. O Grupo de Pesquisa Saúde Mental e Saúde Coletiva surge como um catalisador no desenvolvimento de diferentes pesquisas e experiências de intervenção desenvolvidas por docentes e alunos da UNCISAL e de outras Instituições, no campo da Saúde Mental e da Saúde Coletiva.


  • Quem pode realizar?

    Líder do Grupo;

    Requerimentos

    Líder(es):  André Falcão Pedrosa Costa e Mara Cristina Ribeiro

    Área: Saúde Coletiva

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas por telefone (82) 3315-6703 ou por email reitoria@uncisal.edu.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    INDETERMINADO


  • Etapas para a realização
    1. Atenção Psicossocial

    Pesquisar temas que envolvem o campo da saúde mental na perspectiva dos novos equipamentos, das novas práticas e conceitos pertencentes ao eixo da Reforma Psiquiátrica e da Desinstitucionalização. Esta linha objetiva desenvolver conhecimentos alternativos ao Paradigma Psiquiátrico dominante. Nessa direção situam-se atualmente várias propostas práticas e teórico-técnicas que têm sido denominadas propostas de Atenção Psicossocial.

    Documentos necessários

    NÃO É NECESSÁRIO

    2. Bases teóricas e metodológicas dos saberes e práticas do cuidado em Saúde Coletiva

    Compreende estudos dos conteúdos científicos e metodológicos que visam respaldar as práticas desenvolvidas no bojo da saúde coletiva.

    3. Condições de trabalho, saúde e qualidade de vida

    Trata-se de um grupo composto por equipe multiprofissional (médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos e terapeutas ocupacionais ) dedicado a investigação e produção do conhecimento em torno da atenção integral à saúde do trabalhador, entendida aqui como uma abordagem que engloba a assistência, a vigilância de ambientes e processos de trabalho e reabilitação. A presente linha avalia o processo de saude-doenca em jovens e adultos focando na interdisplinaridade.

    4. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADOS À SAÚDE MENTAL

    Estudar instrumentos tecnológicos de informação e comunicação no campo da Saúde Mental.

    5. Formação e qualificação dos processos de trabalho e processos educativos em Saúde Coletiva

    • Ciências da Saúde > Saúde Coletiva
    • Educação superior

    6. Políticas e Práticas em Saúde Mental

    Compreender estudos sobre políticas públicas, processo de trabalho e ensino e tecnologia de cuidado em saúde mental.

    7. Processos de ensino-aprendizagem e as tecnologias de cuidado no campo da saúde mental

    Estudar os processos que envolvem o ensino e a aprendizagem relacionados às intervenções de cuidado no campo psiquiátrico e da saúde mental na perspectiva dos sujeitos, da família e da coletividade.


  • Onde é realizado?

  • Outras informações
    Orgão Responsável: UNCISAL - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

    Logradouro: Rua Doutor Jorge de Lima

    Número: 113

    Bairro: Trapiche da Barra

    UF: AL

    Localidade: Maceió

    CEP: 57010300

     

    Telefone: (82) 33156701

    Contato do grupo: marauncisal@yahoo.com.br

    Website: http://www.uncisal.edu.br

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: