ALISTAMENTO ELEITORAL

O que é?

É A PRIMEIRA VEZ QUE O CIDADÃO ADQUIRE O SEU TÍTULO ELEITORAL OU INSCRIÇÃO ELEITORAL.

Quem pode realizar?

OBRIGATÓRIO PARA OS MAIORES DE 18 (DEZOITO ANOS) E MENORES DE 70 (SETENTA ANOS);

FACULTATIVO PARA OS MAIORES DE 16 ANOS E MENORES DE 18 ANOS, MAIORES DE 70 ANOS E ANALFABETOS.;

Requerimentos

MAIOR DE 18 ANOS E MENOR DE 70 ANOS (OBRIGATÓRIO)

-

Mais Informações

Para maiores informações contacte Tribunal Regional Eleitoral por telefone (82) 2122-7700 ou por email presidencia@tre-al.jus.br

Tempo estimado

Tempo Máximo: 10 minutos

Informações:

-

Etapas para a realização

1. REQUERIMENTO DE ALISTAMENTO ELEITORAL

PREENCHIMENTO DOS DADOS PESSOAIS DO ELEITOR NO CADASTRO DE ELEITORES

Documentos necessários

DOCUMENTO OFICIAL DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO, EM QUE CONSTE A NACIONALIDADE BRASILEIRA (CARTEIRA DE IDENTIDADE, CARTEIRA DE TRABALHO, CARTEIRA PROFISSIONAL RECONHECIDA POR LEI, ETC... )

CERTIDÃO DE NASCIMENTO PARA OS MENORES DE 18 ANOS;

COMPROVANTE DE QUITAÇÃO COM O SERVIÇO MILITAR PARA O SEXO MASCULINO

COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA.

Canais de atendimento

PRESENCIAL

PRESENCIAL

WEB: www.tre-al.jus.br

2. CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

COLETA DOS DADOS BIOMÉTRICOS: DIGITAL E FOTO

SUSPENSO TEMPORARIAMENTE

Documentos necessários

DOCUMENTO OFICIAL DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO, EM QUE CONSTE A NACIONALIDADE BRASILEIRA (CARTEIRA DE IDENTIDADE, CARTEIRA DE TRABALHO, CARTEIRA PROFISSIONAL RECONHECIDA POR LEI, ETC... )

Canais de atendimento

PRESENCIAL

PRESENCIAL

Onde é realizado?


Outras informações

OS SERVIÇOS ELEITORAIS ELEITORAIS: TRANSFERÊNCIA/ALISTAMENTO/REVISÃO/QUITAÇÃO DE MULTA, PODEM SER FEITOS NO PORTAL DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE ALAGOAS (TRE/AL), ATRAVÉS DA FERRAMENTA TÍTULO NET, OU PRESENCIALMENTE, PORÉM NO DIA 04 DE MAIO DO CORRENTE ANO OCORREU O FECHAMENTO DO CADASTRO ELEITORAL, RETORNANDO DEPOIS DAS ELEIÇÕES.

ACESSANDO O SITE www. tre-al.jus.br, O ELEITOR PRECISA VERIFICAR SE POSSUI ALGUM DÉBITO COM A JUSTIÇA ELEITORAL. SE POSSUIR, É PRECISO EMITIR A GUIA DE PAGAMENTO DAS MULTAS PARA PROSSEGUIR COM O ATENDIMENTO. CASO NÃO HAJA PENDÊNCIA, O ELEITOR DEVE PREPARAR A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA ANEXAR AO REQUERIMENTO: DOCUMENTO OFICIAL COM FOTO (FRENTE E VERSO), COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, COMPROVANTE DE PAGAMENTO DE DÉBITO COM A JUSTIÇA ELEITORAL (QUANDO HOUVER) E COMPROVANTE DE QUITAÇÃO DO SEVIÇO MILITAR, OBRIGATÓRIO PARA OS ALISTANDOS DO GÊNERO MASCULINO QUE PERTENÇAM À CLASSE DOS CONSCRITOS (nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade)

O ELEITOR TAMBÉM PRECISA FAZER UMA FOTO NO ESTILO "SELFIE" , COLOCANDO AO LADO DA SUA FACE, O DOCUMENTO OFICIAL DE IDENTIFICAÇÃO.

O ATENDIMENTO PRESENCIAL FOI RETORMADO NO POSTO LOCALIZADO NO JÁ DO MACEIÓ SHOPPING, MEDIANTE AGENDAMENTO

TODOS OS SERVIÇOS DOS CARTÓRIOS ELEITORAIS - ALISTAMENTO, TRANSFERÊNCIA DE DOMICÍLIO, PAGAMENTO DE MULTA, REGULARIZAÇÃO DA SITUAÇÃO E ALTERAÇÃO DOS DADOS CADASTRAIS - ESTÃO DISPONÍVEIS NO PORTAL: www.tre-al.jus.br, POR INTERMÉDIO DA FERRAMENTA TÍTULO NET

Este serviço não tem custos para o solicitante