É o atendimento realizado pelo médico do trabalho quer seja por consultas eletivas ou por avaliação através de exames (admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de risco ocupacional e demissional).
A) Exame admissional: O servidor quando admitido após ter passado por entrevista na DGP (Direção de Gestão de Pessoas) é encaminhado ao NESMT onde será feito seu prontuário e a solicitação dos exames de rotina (bioquímica, parasitológico, urina e preventivo) de acordo com a função que desempenhará, visando avaliar as condições de saúde e esclarecendo sobre medidas de promoção e prevenção. Após a avaliação dos resultados dos exames o Médico do Trabalho preencherá a anamnese ocupacional e emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), que constará se o trabalhador estará apto ou não para exercer a função.
B) Exame Periódico: são realizados respeitando-se a periodicidade especificada na NR 07, da seguinte forma: Anualmente: todos os servidores, ou dependendo da atividade desenvolvida; Intervalos menores: a critério do médico do NESMT. Todo Servidor Público deverá se submeter ao exame médico periódico, conforme estipulado no decreto 6.856/2009 e receber o laudo médico de aptidão para a função do médico do Trabalho da Instituição no primeiro dia de trabalho, após a avaliação médica periódica.
C) Exame de mudança de risco ocupacional: deve ser realizado antes da data da mudança quando implicar na exposição a risco diferente ao que estava exposto anteriormente. A NR7 estabelece por mudança de risco ocupacional toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique na exposição do trabalhador a risco diferente daqueles a que estava exposto antes da mudança.
D) Exame de retorno ao trabalho: deve ser realizado, obrigatoriamente, no primeiro dia da volta ao trabalho do servidor ausente por período igual, ou superior a 30 dias, por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não.
E) Exame demissional: são realizados nas ocasiões de demissão e/ou aposentadoria por tempo de serviço. Devem ser emitidos pela Instituição a que estão ligados até a data da homologação.
Médico do Trabalho;
O médico do trabalho fará o encaminhamento do servidor para a realização dos exames
Para maiores informações contacte Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas por telefone (82) 3315-6703 ou por email reitoria@uncisal.edu.br
Tempo Máximo: 30 dias
Informações:
Exame Admissional: O servidor será encaminhado a realização dos exames logo após a entrevista com a Chefia de Gestão de Pessoas.
Exame Periódico: é realizado por setor, de acordo com cronograma anual determinado pelo NESMT
Exame de Mudança de Risco: quando o servidor for transferido de um setor para outro, dependendo do risco que irá ser exposto. Exame de Retorno ao trabalho: no primeiro dia de retorno ao trabalho, após afastamento de 30 ou mais dias.
Exame Demissional: logo após a data da homologação do afastamento.
O médico do trabalho fará o encaminhamento do servidor para a realização dos exames
O servidor deverá entregar a solicitação dos exames no NESMT
A realização dos exames se dará conforme orientação do NESMT.
Ficha de Admissão
Encaminhamento do Médico do Trabalho
PRESENCIAL: O servidor deverá fazer a solicitação no NESMT-HEPR
A realização dos exames se dará confome orientação do NESMT-HEPR
Ficha de Admissão
Encaminhamento do Médico do Trabalho
Após o resultado dos exames o médico do trabalho emitirá o atestado de saúde ocupacional, liberando o servidor ao exercício das funções
Ficha de Admissão
Encaminhamento do Médico do Trabalho
As consultas são realizadas no NESMT (consultório médico) e os exames solicitados são colhidos no hospital (sala de coleta) e encaminhados ao laboratório de referência da Uncisal (CPML).
Para mais informações é necessário procurar o NESMT Fone: 3315 – 6819
Email: saudeocupacionalhepr@uncisal.edu.br
Este serviço não tem custos para o solicitante