Atendimento individual para usuários de drogas

  • O que é?

    Atividade realizada por profissional da equipe de trabalho do CAPS AD, seja de nível médio ou superior, de forma individual.


  • Quem pode realizar?

    Unidades assistenciais na área Social;

    Unidades assistenciais na área da Justiça;

    Qualquer cidadão com demanda voluntária;

    Unidades assistenciais na área da Saúde;

    Requerimentos

    Documento de encaminhamento da unidade assistencial, além do documento com foto, cartão SUS e comprovante de residência.

    Em adicional, o cidadão encaminhado deve residir no município de Maceió.

    Documento de encaminhamento da unidade assistencial, além do documento com foto, cartão SUS e comprovante de residência.

    Em adicional, o cidadão encaminhado deve residir no município de Maceió.

    Para adesão ao tratamento, é solicitado documento com foto, cartão SUS e comprovante de residência.

    Em adicional, deve residir no município de Maceió.

    Documento de encaminhamento da unidade assistencial, além do documento com foto, cartão SUS e comprovante de residência.

    Em adicional, o cidadão encaminhado deve residir no município de Maceió.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas por telefone (82) 3315-6703 ou por email reitoria@uncisal.edu.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 40 minutos

    Informações:

    A vinculação de novos usuários ao serviço tem prioridade de atendimento pelo médico psiquiatra frente aos egressos.


  • Etapas para a realização
    1. Acolhimento

    Para obter informações sobre os serviços prestados pelo CAPS AD II, o cidadão pode comparecer pessoalmente a unidade ou ligar no número fixo (82) 3315-9588.

    Uma vez na unidade, o cidadão será acolhido individualmente ou em presença de algum familiar por um profissional de nível superior presente na unidade. Em seguida, será agendando um dia/horário de atendimento com o médico psiquiatra, caso não haja disponibilidade no dia. O agendamento tembém é necessário para usuários que já receberam alta, mas que ainda precisam de acompanhamento, neste caso, os egressos.

    A vinculação de novos usuários ao serviço acontece pós-avaliação do médico psiquiatra.

    Documentos necessários

    RG

    Cartão do SUS

    Comprovante de Residência

    Documento de encaminhamento da unidade assistencial

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: No CAPS AD II

    2. Vinculação ao Serviço

    A segunda etapa do serviço é a adesão voluntária ao tratamento. O usuário deverá comparecer a unidade de segunda à sexta-feira, durantes os dias úteis, com permanência das 08 às 17h para participação das atividades por um período inicial de 90 dias. Durante este período, ele receberá três refeições: lanche matinal, almoço e lanche vespertino. Encerrado este período, será realizada uma nova avaliação pelos profissionais da equipe para:

    - manutenção da frequência diária;

    - ou para sua redução (dois ou três dias semanais);

    - ou para seu desligamento, com acompanhamento mensal (egressos), quando necessário.

    O prazo de duração do tratamento dependerá da recuperação do usuário do serviço. 

    Os usuários em tratamento serão atendidos de acordo com suas necessidades pelos profissionais da equipe.  

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: No CAPS AD II

    3. Consulta médica

    Diagnóstico e tratamento da doença física e/ou mental realizado pelo médico clínico e pelo médico psiquiatra. 

    Ressaltamos que devido a situação de pandemia do COVID-19, o atendimento médico só está ocorrendo às terças-feiras, das 08h às 17h.

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: No CAPS AD II

    4. Prescrição de medicamentos

    Como parte integrante do tratamento, a medicação prescrita pelos médicos é fornecida diariamente pelas técnicas de enfermagem aos usuários do CAPS tanto para consumo durante o dia como a noite, de acordo com a necessidade.

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: No CAPS AD II

    5. Psicoterapia

    Realizada pelo psicólogo clínico, visa trabalhar sintomas e questões emocionais emergentes, proporcionando autoconhecimento, qualidade de vida e melhoria nas relações interpessoais

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: No CAPS AD II

    6. Orientação

    Qualquer profissonal de nível superior da equipe ajuda ou direciona o usuário ou familiar deste na resolução de uma dúvida ou demanda de que necessite. 

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: No CAPS AD II

    7. Acompanhamento de egressos

    Retorno a unidade, uma vez por mês, de ex-usuários do CAPS AD para acompanhamento e avaliação do médico psiquiatra. 

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: No CAPS AD II


  • Onde é realizado?

    Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas II - CAPS AD II

    eudilane.lunelli@uncisal.edu.br

    (82) 3315-9588


  • Outras informações
    Orgão Responsável: UNCISAL - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

    Para mais informações entrar em contato através do telefone (82) 3315-9588.

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: