Tratamento de transtornos das vias biliares e pâncreas

  • O que é?

     Tatar uma obstrução e uma infecção provocadas por um cálculo biliar, obstrução secundária a litíase biliar e acompanhada por dores persistentes ou sinais de infecção. Os médicos prescrevem, em primeiro lugar, antibióticos. Depois de a infecção ter sido resolvida, o doente deve ser submetido a uma intervenção cirúrgica para remoção da vesícula biliar. Os sintomas causados por uma cicatriz (estenose) podem melhorar rapidamente se o tratamento restabelecer a drenagem da via biliar.


  • Quem pode realizar?

    Pacientes com sintomas de transtornos das vias biliares e pâncreas;

    Requerimentos

    Pacientes com sintomas de transtornos das vias biliares e pâncreas

    Ter prontuário medico

    Ter prescrição médica solicitando o serviço

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 20 minutos

    Informações:

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

    A realização do serviço depende da demanda.

    Atendimento 24 horas para pacientes internos.


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    • Pacientes atendidos nas unidades 
    • O paciente é atendido na recepção e encaminhado  ao serviço de enfermagem que  encaminha ao atendimento Médico  para avaliação e procedimentos 
    • No caso de ser atendido no HGE e UEA  
    • O paciente é acolhido na recepção, onde é preenchido ficha de cadastro e encaminhado para classificação de risco
    • O medico atende o paciente  avalia e encaminha para procedimentos necessarios , como exames  , fazer medicação , internar ; conforme a necessidade do paciente

    Se o médico suspeitar de um problema das vias biliares, os exames adicionais irão depender da causa suspeita da doença. Os exames comummente utilizados incluem:

    • uma ecografia hepática, que pode revelar uma dilatação das vias biliares a montante da obstrução
    • uma tomografia computorizada ou uma ressonância magnética nuclear do fígado
    • uma colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE)
    • Tratar uma obstrução secundária a litíase biliar e acompanhada por dores persistentes ou sinais de infecção, um gastroenterologista ou um cirurgião podem remover os cálculos por colangiopancreatografia retrógrada endoscópica. O endoscópio permite realizar uma incisão na base da via biliar principal, permitindo a passagem do cálculo biliar. Em alguns casos, o endoscopista pode inserir diversos dispositivos na via biliar para extrair o cálculo. 

    Documentos necessários

    Prontuário do paciente

    • Solicitação Médica

    Cartão Nacional SUS

    RG- Identidade

    Comprovante de Endereço

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: : Nas Unidades de saúde da Rede Estadual de saúde que realiza atendimento


  • Onde é realizado?

    serviços sesau

    direcaogeralh@gmail.com

    82 00000000


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

    A realização do serviço depende da demanda.

    Atendimento 24 horas para pacientes internos.

    Requisitos necessários para o solicitante 

    1- Ser paciente atendido na unidade hospitalar

    2- ter prontuário medico

    3-ter prescrição médica solicitando o serviço

    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

     

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

     

    •            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    •            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    •            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

     

    Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer  sas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: