Planigrafia de coluna vertebral -radiografia da coluna vertebral

  • O que é?

    Consiste no exame radiográfico diagnóstico que produz num filme imagens nítidas de estruturas situadas em um plano pré-determinado e oblitera as imagens de outras estruturas acima e abaixo ou seja, é uma radiografia da coluna vertebral, de seções ou planos do corpo obtida sem o uso de recursos digitais. Pouco usada nos dias atuais.


  • Quem pode realizar?

    Pacientes internados nas unidades hospitalares da gestão estadual que necessitam exames radiológicos da coluna vertebral;

    Requerimentos

    Pacientes internados nas unidades hospitalares da gestão estadual que necessitam  exames radiológicos da coluna vertebral

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    • O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. 


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    ·         Pacientes atendidos nas unidades 

    ·         O paciente é atendido na recepção e encaminhado  ao serviço de enfermagem que realiza a triagem e   encaminha ao atendimento Médico  para avaliação e procedimentos confome o protocolo de acesso.

    ·         No caso de ser atendido no HGE e UEA  

    ·         O paciente é acolhido na recepção, onde é preenchido ficha de cadastro e encaminhado para classificação de risco

    Acolhimento do paciente identificando e classificando o grau de risco, vulnerabilidade e sofrimento de modo a estabelecer a ordem de prioridade e o tempo limite para o atendimento médico, utilizando-se de protocolo seguro

    O paciente é encaminhado apos classificação de risco para atendimento medico

    O medico atende o paciente  avalia e encaminha para procedimentos necessarios , como exames  , fazer medicação , internar ; conforme a necessidade do pacientesolicita avaliação de medico especialista que esse  solicita Procedimentos com finalidade diagnóstica

    Exame radiográfico diagnóstico  solicita a relização de Planigrafia de coluna vertebral

     Que é Técnica radiográfica que produz num filme imagens nítida de estruturas situadas em um plano predeterminado e oblitera as imagens de outras estruturas acima e abaixo; tomografia.Consiste em  Exame radiográfico diagnóstico, auxiliado por computador, que produz imagens nítidas em forma de planos ou seções à partir da varredura corporal do paciente

    Documentos necessários

    Prontuario Medico

    Cédula de identidade,

    Cartão SUS

    CPF

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela Endereço: Avenida Siqueira Campos, 2095, Trapiche da Barra, Maceió-AL • Telefone: (82) 3315-3281/3277 Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly Endereço: Rodovia AL 220 km 05 S/N, Senador Arnon de Melo, Arapiraca/AL • Telefone: (82) 3539-8634


  • Onde é realizado?

    Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela

    hgealgabinete@gmail.com,ascomhge@gmail.com

    (82)3315-74111 (Gabinete) ou (82) 3315-3281 (Central Telefônica).

    Hospital de Emergência do Agreste Dr. Daniel Houly

    hedhagreste@outlook.com

    (82) 359-2450 (Central), 3529-2488 (Serviço Social), hedhagreste@outlook.com


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde


    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

     

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

     

    •            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    •            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    •            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000


    -Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer  nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.

     

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: