Solicitação de revisão de pensão

  • O que é?

    O serviço visa verificar a regularidade dos valores recebidos pelo pensionista. Geralmente a revisão da pensão é solicitada quando o pensionista suspeita que vem recebendo seu benefício de forma equivocada.


  • Quem pode realizar?

    Pensionista ou representante legal que entenda que o valor de sua pensão está equivocado;

    Requerimentos


    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Alagoas Previdência - Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social de Alagoas por telefone (82) 3315-5717 ou por email atendimento@previdencia.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 6 meses

    Informações:

    O tempo estimado tem por base a hipótese de haver paridade ou não na pensao percebida pelo interessado, a documentação apresentada, bem como o período em que a folha de pagamento estiver aberta, o que pode aumentar ou diminuir o prazo estimado.


  • Etapas para a realização
    1. Abertura do processo

    Comparecimento pessoal ou por representante legal à sede da Alagoas Previdência para abertura do requerimento de revisão de pensão por morte com a apresentação da documentação necessária à análise do pleito.

    Documentos necessários

    Documento do Representante: 1 – Documento de identificação com foto (cópia e original); 2 – CPF (cópia e original); 3 - Comprovante de residência dos últimos 2 meses (original e cópia); 4 - Instrumento de Procuração Pública com poderes específicos para atuar junto ao Alagoas Previdência( 6 meses de validade). No caso de advogados, a procuração pode ser particular haja vista a fé pública conferida à profissão;

    Documentos do interessado: 1 – Documento de identificação com foto (cópia e original); 2 – CPF (cópia e original); 3 – Comprovante de residência dos últimos 2 meses de água, luz ou telefone (cópia e original)

    Documentos do ex-segurado: 1 – Certidão do órgão de origem com vencimentos atualizados se for ativo, bem como nos casos de inativos do Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério Público ou Assembleia Legislativa; 2 – Último contracheque e ficha financeira se for ativo, bem como nos casos de inativos do Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério público ou Assembleia Legislativa; 3 – Declaração do órgão de origem contendo cargo, tempo de serviço e vantagens se for ativo, bem como nos casos de inativos do Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério público ou Assembléia Legislativa; 4 – Ato de aposentadoria para inativos;

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Pessoalmente ou por meio de representante legal.

    2. Consulta no DOE-AL (Conclusão do Processo)

    Consulta on-line do resultado (Ato de deferimento ou indeferimento do pleito) no site do Diário Oficial do Estado: www.doeal.com.br

    Canais de atendimento

    WEB: https://diario.imprensaoficial.al.gov.br/


  • Onde é realizado?

    Alagoas Previdência - Unidade Sede

    ouvidoria@previdencia.al.gov.br

    (82) 3315-5717


  • Outras informações
    Orgão Responsável: ALPREV - Alagoas Previdência - Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social de Alagoas

    Depois de analisado o processo por todas as instâncias no âmbito da Alagoas Previdência e Procuradoria Geral do Estado, o Diretor Presidente procederá ao Ato de Deferimento ou Indeferimento do pedido, que será publicado no Diário Oficial do Estado - DOE-AL, e que, posteriormente, deverá ser consultado pelo próprio segurado (www.doeal.com.br).

    Os autos apenas estarão completos para o ato do Presidente, caso o processo esteja devidamente instruído com a documentação listada acima e não havendo necessidade de novas diligências.

     

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: