É utilizado como preparo para procedimentos cirúrgicos, diagnósticos ou para aliviar a constipação intestinal.
Consiste na administração de uma solução líquida no reto do paciente durante um intervalo variável de tempo. É utilizado como preparo para procedimentos cirúrgicos, diagnósticos ou para aliviar a constipação intestinal, neste caso pode ser usado um líquido não medicamentoso.
Pacientes em atendimento nas unidades de saúde;
Pacientes em atendimento nas unidades de saúde
A realização do serviço depende da demanda.
Atendimento 24 horas para pacientes internos.
Requisitos necessários para o solicitante 1
1- Ser paciente atendido na unidade hospitalar
2- ter prontuario medico
3-ter prescrição médica solicitando a medicação
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Informações:
Conforme
1-Pacientes atendidos no: Hospital e maternidade Dr Antenor Serpa, Unidade Drª Quitéria bezerra de Melo, Unidade mista Senador Arnon de Melo, Hospital geral professor Ib gatto Falcão, e nas Unidades de Apoio de saúde: Clinica infantil de al Drª Daisy Brêda, Mini pronto socorro Dom Miguel Fenelon Câmara e Policlínica Denilma bulhões
Recepção
O paciente ou acompanhante faz a ficha de registro de atendimento dando dados de identificação.
Atendimento Médico
Após o cadastro na recepção o paciente é encaminhado para atendimento, o paciente é avaliado por um enfermeiro, que após uma breve avalição irá encaminha-lo o para um profissional de nível superior, como um enfermeiro chefe ou médico, para realização de procedimentos necessários para atendimento ao quadro clinico do paciente.
2- No caso de Pacientes atendidos nas Unidades de Pronto Atendimentoe Unidades de Emergência Hospital Geral do Estado (HGE ),E Unidade de Emergência do Agreste (UEA)
Recepção
O paciente ou acompanhante faz a ficha de atendimento dando dados de identificação onde se registra e encaminhado para Classificação de atendimento.
Acolhimento
O paciente é avaliado por um enfermeiro identificando e classificando o grau de risco, vulnerabilidade e sofrimento de modo a estabelecer a ordem de prioridade e o tempo limite para o atendimento médico, utilizando-se de protocolo seguro. A classificação é realizada com base nos sintomas apresentados pelo paciente, assim como queixas, sinais vitais, saturação de O2, escala de dor, etc.
Após essa avalição inicial, o paciente recebe uma pulseira de identificação hospitalar com a correspondente ao seu quadro e segue para o atendimento ou aguarda o momento de ser atendido, de acordo com os critérios do Protocolo de Manchester de Classificação de Risco, o qual visa determinar a prioridade clinica do paciente.
Atendimento Médico
O paciente é encaminhado apos classificação de risco para atendimento médico;
O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários, como verificação sinais vitais exames, fazer medicação, internar conforme ao quadro clinico do paciente.
no caso realizar a t Enema que é técnica de administração de enema retal medicamentoso que é Consiste na administração de uma solução líquida no reto do paciente durante um intervalo variável de tempo. É utilizado como preparo para procedimentos cirúrgicos, diagnósticos ou para aliviar a constipação intestinal, neste caso pode ser usado um líquido não medicamentoso.
Efeito local do enema
• Matam parasitas;
• Promove ação adstringente;
• Estimula a defecação;
• Limpa e lubrifica;
• Mata as bactérias;
• Reduz a inflamação.
Efeito sistêmico do enema
• Reduz a febre;
• Promove a sedação;
• Anestesia;
• Fornece nutrição e hidratação.
Prontuário do paciente
Carteira de identidade
Cartão SUS
CPF
Comprovante de residência
PRESENCIAL: Nas unidades de saúde da gestão estadual
A realização do serviço depende da demanda.
Atendimento 24 horas para pacientes internos.
Requisitos necessários para o solicitante 1
1- Ser paciente atendido na unidade hospitalar
2- ter prontuario medico
3-ter prescrição médica solicitando a medicação
Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
• O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
• O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
• Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
Este serviço não tem custos para o solicitante