Orientação para Emissão da Carteira de Trabalho Digital

  • O que é?

    A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.

    Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador o Ministério da Economia lança a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL, em substituição a Carteira de Trabalho física, disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web.

    Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/

    E quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

    A novidade traz inicialmente como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.

    O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

    Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital serão:

    – Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;

    – Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;

    – Integração das bases de dados do Ministério da Economia.


  • Quem pode realizar?

    Cidadão;

    Requerimentos

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação de Alagoas - SETEQ por telefone 82988848974 ou por email curriculos.sinealagoas@gmail.com


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 30 minutos

    Informações:

    O serviço pode ser realizado virtualmente ou presencialmente.


  • Etapas para a realização
    1. ACESSE O LINK PARA VER O PASSO A PASSO.

     

    https://empregabrasil.mte.gov.br/passo-a-passo/

     

    Documentos necessários

    Informe seus dados pessoais: CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Estado de Nascimento; se for nascido no exterior, selecione “Não sou brasileiro”.

    CPF;

    Canais de atendimento

    WEB: https://servicos.mte.gov.br/

    APLICATIVO-MOVEL: CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL


  • Onde é realizado?

    SINE - Central Já! Shopping Farol

    sine.farol@trabalho.al.gov.br

    3315-1427

    SINE - Arapiraca

    sine.arapiraca@trabalho.al.gov.br

    (82) 3522-1902

    SINE - Central Já! Maceió Shopping

    sine.mangabeiras@trabalho.al.gov.br

    3315-2773

    SINE - Central Já! Porto Calvo

    sine.portocalvo@trabalho.al.gov.br

    (82) 3315-1875

    SINE - Central Já! Shopping Pátio Maceió

    sine.beneditobentes@trabalho.al.gov.br

    3315-2773

    SINE - Central Já! União dos Palmares

    sine.uniao@trabalho.al.gov.br

    (82) 3315-1875

    SINE - Coruripe

    sine.coruripe@trabalho.al.gov.br

    (82) 3315-1875

    SINE - Jaraguá

    sine.jaragua@trabalho.al.gov.br

    (82) 3315-1875

    SINE - Santana do Ipanema

    sine.santana@trabalho.al.gov.br

    (82) 3621-1777

    SINE - Teotônio Vilela

    sine.teotonio@trabalho.al.gov.br

    (82) 3315-1875


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SETEQ - Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação de Alagoas - SETEQ

    A emissão da Carteira de Trabalho Digital pode ser feita de forma virtual ou presencialmente em um dos postos do SINE Alagoas. Para o atendimento nas Centrais Já, é preciso realizar o agendamento pelo site: agendamento.seplag.al.gov.br

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: