Orientação para Emissão da Carteira de Trabalho Digital

O que é?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.

Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador o Ministério da Economia lança a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL, em substituição a Carteira de Trabalho física, disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web.

Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/

E quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

A novidade traz inicialmente como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.

O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital serão:

– Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;

– Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;

– Integração das bases de dados do Ministério da Economia.

Quem pode realizar?

Cidadão;

Requerimentos

Mais Informações

Para maiores informações contacte Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego por telefone (82) 3315-1875 ou por email ascom@trabalho.al.gov.br

Tempo estimado

Tempo Máximo: 30 minutos

Informações:

O serviço pode ser realizado virtualmente ou presencialmente.

Etapas para a realização

1. ACESSE O LINK PARA VER O PASSO A PASSO.

 

https://empregabrasil.mte.gov.br/passo-a-passo/

 

Documentos necessários

Informe seus dados pessoais: CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Estado de Nascimento; se for nascido no exterior, selecione “Não sou brasileiro”.

CPF;

Canais de atendimento

WEB: https://servicos.mte.gov.br/

APLICATIVO-MOVEL: CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

Onde é realizado?


SINE - Central Já! Shopping Farol

sine.farol@trabalho.al.gov.br

3315-1427

SINE - Arapiraca

sine.arapiraca@trabalho.al.gov.br

(82) 3522-1902

SINE - Central Já! Maceió Shopping

sine.mangabeiras@trabalho.al.gov.br

3315-2773

SINE - Central Já! Porto Calvo

sine.portocalvo@trabalho.al.gov.br

(82) 3315-1875

SINE - Central Já! Shopping Pátio Maceió

sine.beneditobentes@trabalho.al.gov.br

SINE - Central Já! União dos Palmares

sine.uniao@trabalho.al.gov.br

(82) 3315-1875

SINE - Coruripe

sine.coruripe@trabalho.al.gov.br

(82) 3315-1875

SINE - Jaraguá

sine.jaragua@trabalho.al.gov.br

(82) 3315-1875

SINE - Santana do Ipanema

sine.santana@trabalho.al.gov.br

(82) 3621-1777

SINE - Teotônio Vilela

sine.teotonio@trabalho.al.gov.br

(82) 3315-1875

Outras informações

Orgão Responsável: SETE - Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego

A emissão da Carteira de Trabalho Digital pode ser feita de forma virtual ou presencialmente em um dos postos do SINE Alagoas. Para o atendimento nas Centrais Já, é preciso realizar o agendamento pelo site: agendamento.seplag.al.gov.br

Este serviço não tem custos para o solicitante