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Departamento Estadual de Aviação

Atualizado em: 25/11/2025

Informações

Fazenda Olho D’Água, SN, Zona Rural - CEP 57160-000, Marechal Deodoro, Alagoas

Email oficial: dea@dea.al.gov.br

Telefones: (82) 3315-3191,

Whatsapp: 00000000000

Facebook:

Instagram: https://www.instagram.com/dea.alagoas/

Chefe executivo: André Alessandro Madeiro de Oliveira - CORONEL BM

Cargo: Diretor-Presidente do Departamento Estadual de Aviação

Expediente

Segunda-Feira
08:00
13:00
Terca-Feira
08:00
13:00
Quarta-Feira
08:00
13:00
Quinta-Feira
08:00
13:00
Sexta-Feira
08:00
13:00

Carta de serviços do órgão Departamento Estadual de Aviação

  • Descrição do Órgão

    O Departamento Estadual de Aviação – DEA é uma autarquia estadual, criada pela Lei nº 9.390/2024, vinculada ao Gabinete Civil do Estado de Alagoas, dotada de autonomia administrativa, financeira, técnica e patrimonial o qual tem por finalidade a gestão, operação, manutenção e fiscalização das aeronaves e das infraestruturas aeronáuticas sob responsabilidade do Estado de Alagoas, incluindo aeroportos e helipontos estaduais. O DEA assegura que as operações aéreas do Estado sejam realizadas de forma segura, eficiente e transparente, promovendo ainda a modernização tecnológica, o controle operacional e o apoio a ações estratégicas de governo, tais como transporte aeromédico, segurança pública e missões oficiais de interesse estadual.


  • Compromisso com os padrões de qualidade

    Prioridade de atendimento

    São atendidas prioritariamente as solicitações que envolvam:

    Situações de emergência médica e transporte aeromédico (Programa Salva Mais);

    Operações de segurança pública, defesa civil e missões oficiais de interesse do Governo do Estado;

    Demandas de órgãos públicos estaduais previamente agendadas junto ao DEA.

    O atendimento ao público externo segue critérios de relevância e disponibilidade operacional, observando a legalidade e a segurança das operações aéreas.


  • Previsão do tempo de espera para atendimento

    Atendimento presencial: até 15 minutos para recepção inicial e direcionamento ao setor competente.

    Atendimento eletrônico ou telefônico: Em até 30 dias úteis.

    Solicitações administrativas e documentais: prazo médio de 30 dias úteis para resposta formal, conforme a natureza do pedido.


  • Mecanismos de comunicação com o usuário

    O DEA disponibiliza múltiplos canais de comunicação com seus usuários:

    E-mail institucional: dea@dea.al.gov.br

    Telefone: (82) 3315-3191

    Ouvidoria: https://e-ouv.al.gov.br/

    Acesso à informação: https://e-sic.al.gov.br/login/?next=/


  • Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários

    As manifestações (reclamações, sugestões, elogios ou denúncias) podem ser registradas:

    Via Ouvidoria: canal oficial para manifestações referentes aos serviços públicos estaduais;

    Por e-mail institucional: dea@dea.al.gov.br

    Presencialmente: na sede do DEA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

    As manifestações são encaminhadas ao setor responsável para análise e resposta técnica, com retorno ao usuário no prazo máximo de 30 dias úteis, prorrogável por igual período mediante justificativa fundamentada, conforme o art. 16 da Lei nº 13.460/2017.


  • Mecanismo de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado ou de eventual manifestação

    O acompanhamento das solicitações e manifestações pode ser feito:

    Pelo número de protocolo fornecido no registro junto à Ouvidoria;

    Por meio do e-mail institucional do DEA, mediante identificação do protocolo;

    Presencialmente.


  • Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço

    Presencialmente:


    Sede: Fazenda Olho D’Água, S/n, Zona Rural, CEP 57160-000, Marechal Deodoro/AL


    Eletronicamente:


    Ouvidoria (https://e-ouv.al.gov.br/)

    E-mail institucional: dea@dea.al.gov.br

    Setor responsável pelo atendimento ao público Assessoria de Governança e Transparência

0 Serviços oferecidos por Departamento Estadual de Aviação

0 Unidades de atendimento