Exame laboratorial Pesquisa de Bordetella pertussis

  • O que é?

    Realização da cultura para identificação da bactéria Bordetella pertussis.


  • Quem pode realizar?

    Pacientes em atendimento ou internos nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde;

    Requerimentos

    -O Interessado apresentando sintomas clínicos devem procurar as unidades da rede de serviços da atenção básica (Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família USF) que solicitam o exame e encaminham para a coleta nas unidades laboratoriais.

    - Apresentar documento de identificação.

    - Não é necessário jejum.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 8 dias-uteis

    Informações:

    Até 8 dias úteis.


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    -O interessado comparece à unidade laboratorial (cujo atendimento se dá por ordem de chegada) para realização da coleta, devendo apresentar documento de identificação;

    - O interessado responde às informações para preenchimento da Ficha Epidemiológica/Ficha do GAL;

    - O resultado é disponibilizado por meio do Gerenciador de Ambiente Laboratorial – GAL, pela internet à unidade solicitante.

    Documentos necessários

    Pedido médico para realização do exame

    Cartão SUS

    Carteira de identidade

    CPF

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: - O paciente deverá comparecer a unidade do LACEN/AL para realização do exame.


  • Onde é realizado?

    Laboratório Central

    lacen.al.gov.br

    +55 82 3315-2708


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde


    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    •            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    •            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    •            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

     

    Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.

    Este serviço é gratuito para o solicitante

    Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.

    Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) – Av. da Paz, 978 Jaraguá, Maceió-Alagoas Cep: 57022-050. Fones: (82) 3315 1103 / 1104 / 1105

     

     

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: