Educação para Saúde

  • O que é?

    A melhoria da qualidade de vida da população brasileira e em especial a do nordeste, tem sido um desafio constante a cada ano, novas propostas têm sido apresentadas, no entanto, a condição da saúde continua aquém do desejável, acreditamos que essa melhoria se fará mediante proposta de prevenção às doenças, e isso passa basicamente por um processo educativo. É de extrema importância que os profissionais que trabalham na área de saúde estejam habilitados para conferir à essa população um trabalho com ênfase na educação para a saúde, proporcionando-lhes oportunidades e estrutura para reavaliação das crenças relativas à autoestima, saúde e bem estar. Dentro desse mesmo contexto compreendemos a necessidade do constante pensar o processo ensino aprendizagem nos cursos de graduação, a formação precisa estar contextualizada para a realidade nacional e regional, em um constante processo de reavaliação da formação concedida para que essa formação atenda as necessidades locais e nacionais.


  • Quem pode realizar?

    Líder do Grupo;

    Requerimentos

    Líder(es): Almira Alves dos Santos e Ana Marlusia Alves Bomfim

    Área: Saúde Coletiva

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas por telefone (82) 3315-6703 ou por email reitoria@uncisal.edu.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    NÃO HÁ.


  • Etapas para a realização
    1. Educação superior

    O processo ensino aprendizagem e a construção de recursos que possibilitem uma melhor qualidade do processo.

    Documentos necessários

    NÃO É NECESSÁRIO

    2. FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM ENSINO NA SAÚDE

    Abriga projetos de pesquisa e o desenvolvimento de produtos sobre competências docentes e sua relação com a formação em saúde; processos de educação permanente, recursos didático-pedagógicos centrados no ensino da saúde e integração ensino-serviço.

    3. Integração ensino-serviço

    Investiga a articulação ensino-serviço e comunidade, enfatizando os processos e metodologias utilizados nas comunidades para educar em saúde.

    4. Tecnologias Aplicadas ao Ensino na Saúde

    Investiga as tecnologias da informação e comunicação em contextos educativos. Investiga e implementa o ensino de computação científica, instrumentos e bases de dados para solução de problemas e tomadas de decisões em saúde. Investiga o uso de simuladores, modelos, telessaúde, registros eletrônicos de dados de pacientes para o ensino e desenvolvimentos de habilidades profissionais em saúde.


  • Onde é realizado?

  • Outras informações
    Orgão Responsável: UNCISAL - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

    Endereço:

    Logradouro: Rua Jorge de Lima 113

    Número: 113

    Bairro: Trapiche

    UF: AL

    Localidade: Maceió

    CEP: 57010300

     

    Telefone: (82) 33156703

    Contato do grupo: almira_alves@yahoo.com.br

    Website: www.uncisal.edu.br

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: