Programa de Promoção da Saúde do Trabalhador

  • O que é?

    É uma estratégia que surge para reorientar os modos de cuidar, tratar e acompanhar a saúde individual e coletiva dos servidores da UNCISAL a partir de uma perspectiva pautada na vigilância, proteção e promoção da saúde no ambiente de trabalho. O Núcleo de Assistência Integral à Saúde e Segurança do Trabalhador (NAISST), que é um órgão vinculado à Supervisão de Atenção à Saúde e Bem Estar (SASBEM) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) desta instituição, oferece serviços e ações de cuidado e prevenção em saúde e segurança do trabalhador aos servidores desta instituição. Sua equipe multidisciplinar permite a realização de ações em segurança do trabalho, saúde ocupacional e assistência ao servidor.


  • Quem pode realizar?

    Servidor Uncisal;

    Requerimentos

    Qualquer servidor da Uncisal.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas por telefone (82) 3315-6703 ou por email reitoria@uncisal.edu.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 2 meses

    Informações:

    5 semanas: 3 semanas para encontros e visitas em cada setor de trabalho, 2 semanas para elaboração do relatório final do setor

     


  • Etapas para a realização
    1. 1º Encontro

    No primeiro dia de intervenção, será feita a apresentação do INTEGRASSAÚDE e validação do contrato verbal entre os participantes e equipe executora, serão realizadas ações interdisciplinares de cuidados à saúde do trabalhador tais como, verificação de Pressão Arterial (P.A.), glicemia capilar e aferição da circunferência abdominal, momento em que os participantes receberão devolutiva e orientações da equipe de saúde. Esta atividade servirá como diagnóstico situacional de saúde dos servidores da UNCISAL e abre a possibilidade para intervenções específicas do NAISST seguindo o fluxo de atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador. As atividades seguirão com orientações acerca da saúde bucal e sua relação com a qualidade de vida. O primeiro dia de intervenção será finalizado com uma dinâmica grupal a fim de sensibilizar e integrar o grupo.

    Documentos necessários

    NÃO É NECESSÁRIO

    Canais de atendimento

    TELEFONE: (82)3316-6716

    E-MAIL: sasbem@uncisal.edu.com.br

    2. 2º Encontro

    Inicialmente apresentamos os programas existentes na SASBEM que estimulam a promoção da saúde, na sequencia aplicamos um instrumento para avaliar a vulnerabilidade do ambiente ao estresse e finalizamos com atividades corporais como alongamento e/ou técnicas de automassagem e relaxamento com orientações acerca da importância desta atividade no dia a dia de trabalho. Utilizaremos também a estratégia da Ergonomia de Conscientização como forma de impactarmos positivamente a realidade do ambiente de trabalho dos servidores da Uncisal. A ergonomia de conscientização vem comple­mentar a ergonomia de concepção e correção, pois, por meio de treinamentos, o trabalhador poderá aprender a forma adequada de utilizar seu ambiente de traba­lho, cuidar do corpo ao adotar posturas corretas para realizar suas atividades, bem como usar equipamentos de proteção, entre outras medidas necessárias para a prevenção de doenças e acidentes. Enquanto a ergo­nomia de correção e concepção tem como foco prin­cipal as alterações no ambiente de trabalho, a ergono­mia de conscientização traz à tona a importância de ter o indivíduo como foco central e a necessidade de conscientizá-lo (Rothstein et al, 2013).

    Visitas ao Posto de Trabalho: A equipe do NAISST fará visitas aos postos de trabalho para verificar os riscos potenciais à saúde dos trabalhadores daquele local (a quantidade de visitas irá variar de acordo com a quantidade de servidores do local).

    Canais de atendimento

    TELEFONE: (82)3315-6716

    E-MAIL: sasbem@uncisal.edu.com.br

    3. 3º Encontro

    No último encontro iniciamos fornecendo um feedback ao setor sobre o recorte de sua saúde naquele momento, fornecendo os dados estatísticos coletados nos dois encontros anteriores. Na sequência será realizada uma Vivência/Roda de Conversa acerca de ‘Qualidade de Vida e Trabalho’. A Vivência/Roda de Conversa visa desenvolver a coletividade e criar um espaço de diálogo, em que os trabalhadores podem se expressar e, sobretudo, escutar os outros e a si mesmos. O objetivo é estimular a construção da autonomia dos sujeitos por meio da problematização, da troca de informações e da reflexão para a ação. (COELHO, 2008).

    Elaboração do Relatório Final: Ao final dos encontros as informações coletadas serão tratadas e servirão de base para fazer encaminhamentos dos servidores à saúde ocupacional e o monitoramento das suas condições de saúde e segurança possibilitando a adoção de ações estruturantes no ambiente de trabalho que diminuam o impactos dos riscos mapeados, tais como, kits ergonômicos, EPI’s e adoção de processos de trabalho que visem uma melhoria do ambiente.

    Canais de atendimento

    TELEFONE: (82)3315-6716

    E-MAIL: sasbem@uncisal.edu.com.br


  • Onde é realizado?

  • Outras informações
    Orgão Responsável: UNCISAL - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

    Para maiores informações entrar em contato através do tefefone (82) 3315-6716 ou e-mail: sasbem@edu.com.br

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: