Regulação medica de urgência da central SAMU 192 c/ envio de equipe de suporte avançado de vida

  • O que é?

    Atendimento prestado pelo medico regulador a chamado recebido através do numero 192, cuja resposta seja o envio de uma ambulância de suporte avançado de vida.

    Veículo destinado ao transporte de pacientes de alto risco de emergência pré hospitalar e de transporte inter hospitalar deve ter:

     

    CONSIDERAÇÕES 

    - Antes de decidir pela remoção o médico deverá realizar entendimento com o hospital de destino 

    - O hospital previamente estabelecido como referência não pode negar o atendimento para casos que se enquadrem dentro de sua capacidade de resolução 

    - Para todo paciente que se proceda a remoção , obrigatoriamente o médico deverá preencher relatório completo legível e assinado. ( independente do contato telefônico). O relatório deverá fazer parte do prontuário médico do paciente.

     - Pacientes graves ou com risco de vida só poderá ser removido com equipe completa em ambulância de suporte avançado 

    - A responsabilidade inicial é do médico transferente até que o paciente seja efetivamente recebido 

    - Qualquer paciente transferido em ambulância deverá ser autorizado por médico, o qual deverá selecionar a equipe quando for o caso 

    - Não pode ser removido paciente em risco de vida eminente sem prévia e obrigatória avaliação do atendimento básico respiratório e hemodinâmico.


  • Quem pode realizar?

    Cidadão necessitando de atendimento de urgencia;

    Requerimentos

    Cidadão necessitando de atendimento de urgencia

    Para atendimento é necessário identificação: nome e endereço e telefone para contato, onde a central faz contato confirmando as informações e solicitação de serviços.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 15 minutos

    Informações:

    Até 15 minutos.


  • Etapas para a realização
    1. Ligação e regulação

    Para atendimento é necessário identificação: nome e endereço e telefone para contato, onde a central faz contato confirmando as informações e solicitação de serviços.

     Após atendimento de chamada pelo 192 é repassado para o atendimento prestado pelo medico regulador a chamado recebido através do numero 192, cuja resposta seja o envio de uma ambulância de suporte avançado de vida.

    - Para todo paciente que se proceda a remoção , obrigatoriamente o médico deverá preencher relatório completo legível e assinado. ( independente do contato telefônico). O relatório deverá fazer parte do prontuário médico do paciente.

     - Pacientes graves ou com risco de vida só poderá ser removido com equipe completa em ambulância de suporte avançado 

    - A responsabilidade inicial é do médico transferente até que o paciente seja efetivamente recebido

    Documentos necessários

    • Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,

    Canais de atendimento

    TELEFONE: Ligação 192


  • Onde é realizado?

  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

     

    Para atendimento é necessario identificação nome e endereço e telefone para contato, onde a central faz contato confirmando as informaçoes e solicitação de serviços.

    Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF)

    : O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

     

    O serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.


     

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    • O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n· Urbanidade;\n· Respeito;\n· Acessibilidade;\n· Cortesia;\n· Presunção da boa-fé do usuário;\n· Igualdade;\n· Eficiência;\n· Segurança; e\n· Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    • O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    • Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

    Este serviço é gratuito para o solicitante

    Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.

    Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) – Av. da Paz, 978 Jaraguá, Maceió-Alagoas Cep: 57022-050. Fones: (82) 3315 1103 / 1104 / 1105

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: