Realizar Cateterismo Cardíaco em Pediatria (Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela)

  • O que é?

    O cateterismo cardíaco é usado para diagnóstico e/ou tratamento de várias condições cardíacas.

    Consiste no procedimento para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, por meio da introdução de um cateter, que é um tubo flexível extremamente fino e longo, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração.

     

    O cateterismo cardíaco é muito utilizado para diagnosticar e/ou tratar diversas condições cardíacas, dentre as quais: avaliar as artérias coronárias que irrigam a musculatura do coração, desobstruir artérias e válvulas devido ao acúmulo de placas de gordura, verificar se existem lesões nas válvulas e do músculo cardíaco, verificar a existência de alterações na anatomia do coração não confirmadas por outros exames, mostrar em detalhes malformação congênita em recém-nascidos e crianças.


    O médico pode recomendar o cateterismo cardíaco para várias razões diferentes. A razão mais comum é para avaliar dor no peito, a qual pode ser sintoma de doença da artéria coronária e o cateterismo cardíaco pode mostrar se a placa está estreitando ou bloqueando as artérias cardíacas. 

    Fonte SIGTAP




  • Quem pode realizar?

    Pacientes em atendimento ou internados nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde;

    Requerimentos

    - Solicitação conforme avaliação clínica realizada pelo médico para pacientes que deram entrada na urgência e emergência, e para pacientes internados, pacientes da unidade de terapia intensiva e pacientes do centro cirúrgico

     Pacientes encaminhados via Central de Regulação;

     Pacientes em acompanhamento na unidade.

    Ser paciente atendido na unidade hospitalar do serviço médico de urgência e emergência

    Ter prontuário medico

    Ter prescrição médica solicitando o serviço


    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 30 dias

    Informações:

    Conforme agenda e emergencia do caso


  • Etapas para a realização
    1. Agendamento

    Pacientes Atendidos na Unidades de Urgência e Emergência


    O paciente é acolhido na recepção, onde é preenchida ficha de cadastro e encaminhado para classificação de risco realizado pela enfermeira que após a classificação encaminha atendimento conforme a prioridade e urgência de atendimento.


    O paciente é encaminhado após classificação de risco para atendimento medico


    O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários, para o Tratamento como exames, fazer medicação, internar; assim como se necessário solicitar avaliação de especialista conforme o quadro clinico do paciente e de acordo com o protocolo de acesso



    Após avaliação do Medico Cardiologista Dependendo do grau de risco da paciente é encaminhado para os diversos seguimentos do protocolo do Serviço de Cardiologia..


     É um exame invasivo que pode ser realizado de forma eletiva, para confirmar a presença de obstruções das artérias coronárias ou avaliar o funcionamento das valvas e do músculo cardíaco ou em situações de emergência, para determinar a exata localização da obstrução que está causando o infarto agudo do miocárdio e planejar a melhor estratégia de intervenção. 



    O Cateterismo é Feito sob anestesia local, é realizada uma pequena abertura para entrada do cateter na pele da virilha ou do antebraço na altura do punho ou cotovelo, a seguir é feita a inserção do cateter na artéria (geralmente, radial, femoral ou branquial) que será conduzido até o coração.

    São localizadas as entradas das artérias coronárias direita e esquerda e a seguir a injeção de contraste à base de iodo que permite a visualização das imagens das artérias e de possíveis pontos de entupimento. Também é injetado contraste no ventrículo esquerdo para visualização do bombeamento cardíaco.


     O exame não causa dores, sendo normal o paciente sentir uma onda passageira de calor no peito quando se injeta o contraste. Normalmente, o exame não demora mais que 30 minutos

     

     . Estabelecido o diagnóstico e o grau da obstrução arterial, o cardiologista intervencionista poderá decidir por tratamento intervencionista imediato, que seria a angioplastia coronária ou programar o tratamento subsequente.


    Pacientes Encaminhados pela central de regulação Estadual



    Com a solicitação ) devidamente preenchida e todos os outros documentos necessários,para agendamento do exame.

    - Por ocasião do agendamento o paciente receberá as informações necessárias para a realização do exame


    Na recepção o paciente entrega o formulário de agendamento de consulta pelo sistema estadual de regulação e aguarda o atendimento conforme ordem de chegada.

    -Após o cadastro na recepção o paciente é encaminhado para atendimento 


    Atendimento


    -Após o cadastro na recepção o paciente é encaminhado para atendimento medico

    Após avaliação do Medico Cardiologista Dependendo do grau de risco da paciente é encaminhado para os diversos seguimentos do protocolo do Serviço de Cardiologia..




    -

     


    Documentos necessários

    Solicitação Médica (com carimbo e assinatura) para realização do serviço

    Cartão SUS

    Cópia da identidade,

    CPF

    Comprovante de residencia

    Formulário de agendamento do sistema de regulação (Para pacientes agendados pela central de regulação)

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Nas unidades Estadual que realizam o serviço


  • Onde é realizado?

    Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela

    hgealgabinete@gmail.com

    (82)3315-7411


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

     


    Requisitos necessários para o solicitante 

    - Solicitação conforme avaliação clínica realizada pelo médico para pacientes que deram entrada na urgência e emergência, e para pacientes internados, pacientes da unidade de terapia intensiva e pacientes do centro cirúrgico

     Pacientes encaminhados via Central de Regulação;

     Pacientes em acompanhamento na unidade.

    Ser paciente atendido na unidade hospitalar do serviço médico de urgência e emergência

    Ter prontuário medico

    Ter prescrição médica solicitando o serviço

    -Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer  nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.

     

    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    •            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    •            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    •            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

     

     

     

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: