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Defensoria Pública do Estado de Alagoas

Informações

Sede Principal: Av. Fernandes Lima, nº 3296, Gruta de Lourdes, Maceió - Alagoas, 57052-403

Email oficial: dpal.mensagens@gmail.com

Telefones: (82) 3 3152-785,

Whatsapp: 00000000000

Facebook: https://www.facebook.com/defensoriaalagoas

Instagram: https://www.instagram.com/defensoriaalagoas

Chefe executivo: CARLOS EDUARDO DE PAULA MONTEIRO

Cargo: Defensor público-geral do estado de alagoas

Expediente

Segunda-Feira
08:00
18:00
Terca-Feira
08:00
18:00
Quarta-Feira
08:00
18:00
Quinta-Feira
08:00
18:00
Sexta-Feira
08:00
18:00

Carta de serviços do órgão Defensoria Pública do Estado de Alagoas

  • Descrição do Órgão

    A Defensoria Pública presta, de forma integral e gratuita, aos legalmente necessitados serviços de assistência jurídica notadamente nas seguintes áreas:

    • Área dos Direitos Difusos e Coletivos 

    A Defensoria Pública atua na defesa de direitos difusos e coletivos por meio da ação civil pública e com o estabelecimento de termos de ajustamento de conduta. Como exemplo de direitos difusos e coletivos podemos citar as questões envolvendo o acesso à saúde, educação, habitação, segurança pública e etc.

    •  Área Cível

    Orientação jurídica e representação para proposição de ações ou apresentação de defesas em demandas de disputas pela posse (reintegração e manutenção), despejo, herança, parte contratual, direito do consumidor, direitos das crianças e adolescentes, dentre outras.

    • Área de Família

    Orientação jurídica e representação para proposição de ações ou apresentação de defesas em demandas de alimentos, divórcio, interdição (curatela), investigação de paternidade, guarda, adoção, tutela, regulamentação de visitas, entre outras.

    • Área de Fazenda Pública

     A Defensoria Pública desenvolve a sua atuação institucional também na área de Fazenda Pública, judicial e extrajudicialmente, promovendo demandas em face de todos os órgãos e entes públicos. Nesta área, a Defensoria Pública de Alagoas tem atuado principalmente com demandas referentes aos direitos à saúde e educação, concurso público, servidores públicos, responsabilidade civil do Estado (em sentido amplo, Estado e Municípios, bem como suas respectivas autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mistas), trânsito, direito à moradia e programas estatais, e, excepcionalmente, exercendo a curadoria especial em ações de improbidade administrativa, entre outras.

    • Área Criminal

    Orientação jurídica e representação para apresentação de pedidos de liberdade (pedidos de relaxamento, revogação de prisão preventiva/temporária, habeas corpus), acompanhamento em audiências, recursos, análise de prisões em flagrante, defesas em geral nos processos-crime da Justiça Estadual, em especial perante às Varas Criminais, Varas do Tribunal do Júri, Juizado Especial Criminal. 

    • Fiscalização do Sistema Prisional e Execução Criminal

    A Defensoria Pública promove, nos termos da Lei de Execuções Penais, uma fiscalização constante do Sistema Prisional do Estado de Alagoas, atendendo aos reclusos de forma individual e coletiva.

     


  • Compromisso com os padrões de qualidade

    Prioridade de atendimento

    • Os atendimentos na Defensoria Pública do Estado são realizados por ordem de chegada. As pessoas com deficiência, os idosos, gestantes, lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo e os obesos tem direito à atendimento prioritário. 

  • Previsão do tempo de espera para atendimento

    O tempo para atendimento varia conforme a demanda. 


  • Mecanismos de comunicação com o usuário

    Disque Defensoria – 129 (segunda a sexta-feira, das 8h às 14h)

    E-mail: dpal.mensagens@gmail.com

    INFORMAÇÕES SOBRE CONTATOS E LOCAIS DE ATENDIMENTO: https://defensoria.al.def.br/#/institucional/defensores-publicos

     


  • Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários

    ATENDIMENTO 

    Presencial 

    Comparecer na unidade de atendimento ou Núcleo com o qual deseja atendimento, no horário de atendimento do local. 

    Whatsapp

    Se a unidade de atendimento, setor ou município possuir um número de WhatsApp, o assistido deve entrar em contato e informar seu nome e o motivo do contato. É importante que todos os documentos pessoais estejam sempre em mãos, pois serão solicitados.

     

    CORREGEDORIA-GERAL 

    Whatsapp: (82) 98836-4459

    E-mail: dpal.corregedoria@gmail.com 

    A Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado está situada na sede da instituição, em Maceió, situada na Av. Fernandes Lima, nº 3296, Gruta de Lourdes, Maceió - Alagoas, 57.052-403.


  • Mecanismo de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado ou de eventual manifestação

    ATENDIMENTO EM GERAL

    Disque Defensoria – 129 (segunda a sexta-feira, das 8h às 14h)

    E-mail: dpal.mensagens@gmail.com

     

    CORREGEDORIA-GERAL 

    Whatsapp: (82) 98836-4459

    E-mail: dpal.corregedoria@gmail.com 

    A Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado está situada na sede da instituição, em Maceió, situada na Av. Fernandes Lima, nº 3296, Gruta de Lourdes, Maceió - Alagoas, 57.052-403.


  • Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço

    Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado de Alagoas

    Endereço: Av. Fernandes Lima, nº 3296, Gruta de Lourdes, Maceió - Alagoas, 57052-403. 

    Contatato para atendimento: 

    WhatsApp: (82) 98836-4459 

    E-mail: dpal.corregedoria@gmail.com

     

    Procedimento para atendimento na Corregedoria

    O cidadão deve comparecer na Corregedoria Geral, situada na sede da instituição, ou entrar em contato através do Whatsapp, no horário das 8h às 14h, em dias úteis. Na mensagem, é importante apresentar informações pertinentes ao caso específico a ser notificado, como o motivo para o contato, quem foi o defensor público ou funcionário que realizou o atendimento, dentre outras, de acordo com a situação a ser tratada.  

    A equipe retornará a mensagem, solicitando mais informações e/ou documentos (conforme o caso específico necessitar). O tempo para o retorno varia conforme a demanda de atendimento.

    Setor responsável pelo atendimento ao público Atendimento inicial

65 Unidades de atendimento