Cartão de Identificação para Pessoa com Deficiência

  • O que é?

    O Cartão de Identificação para Pessoa com Deficiência garante à pessoa com deficiência atendimento preferencial nos serviços públicos e privados na saúde, na educação e na assistência social. Esse cartão é feito pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência e é gratuito.



  • Quem pode realizar?

    A pessoa com deficiência ou a pessoa responsável por ela;

    Requerimentos

    A pessoa com deficiência tem que levar os documentos abaixo:

    ·     Carteira de Identidade ;

    ·     CPF ;

    ·     Foto 3x4 ;

    ·     Exame do tipo sanguíneo ;

    ·     Comprovante de endereço  ;

    ·     Número de telefone ;

    ·     Laudo médico com o Classificação Internacional de Doenças e que diga qual é a deficiência ;


    A pessoa responsável pela pessoa com deficiência tem que levar os documentos abaixo:

    ·     Carteira de Identidade;

    ·     CPF;

    ·     Comprovante de endereço;

    ·     Número de telefone;



    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência por telefone (82) 3221-0069 ou por email gabinete@secdef.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 1 horas

    Informações:

    Dependendo previamente do agendamento.


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    1. Através de um computador ou celular, a pessoa que morar em Maceió entra no endereço eletrônico abaixo e agenda o atendimento:

    ·        https://agendamento.seplag.al.gov.br/

    Ou entra no site da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência e procura o nome Cartão PCD que lá também vai ter o endereço para agendar o atendimento.

    ·        Site da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência: https://secdef.al.gov.br/cartao-pcd

     

    2. Quando marcar o atendimento a pessoa com deficiência ou o responsável pela pessoa com deficiência vai, no dia e hora marcado no agendamento, até o local marcado com todos os documentos.

    3. Depois de fazer o cadastro tem que esperar 60 dias úteis para que o cartão chegue no local onde a pessoa fez o atendimento.


    Importante: quando contamos 60 dias úteis não entra na conta nem os sábados, nem os domingo e nem os feriados.

    4. Depois que passou 60 dias úteis a pessoa vai buscar o cartão no mesmo lugar que fez o cadastro.

     


    Documentos necessários

    RG (do identificado e do responsável legal); CPF (do identificado e do responsável legal); Foto 3x4 (do identificado); Comprovante de tipo sanguíneo (do identificado); Endereço residencial completo (do identificado e do responsável legal); Número de telefone (do identificado e do responsável legal); Laudo médico que contenha o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (do identificado).

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Agendar na central JÁ do Centro, do Shopping Pátio ou Maceió Shopping https://agendamento.seplag.al.gov.br/ se estiver na capital

    PRESENCIAL: Nas outras cidades fora de Maceió a pessoa tem que procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade.


  • Onde é realizado?

    Central Já! Benedito Bentes

    japatiomaceio@seplag.al.gov.br

    (82) 98876-7341

    Central Já! Centro

    jacentro@seplag.al.gov.br

    (82) 98876-7341

    Central Já! Maceió Shopping

    jamaceioshopping@seplag.al.gov.br

    (82) 98876-7341


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SECDEF - Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência

    O órgão do Estado que é responsável pelo Cartão de Identificação para Pessoa com Deficiência é a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência.

    Site da Secretaria: www.secdef.al.gov.br

     

    Importante: o Cartão de Identificação para Pessoa com Deficiência é totalmente gratuito.


    Mais informações:

    ·    Telefone da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência: 82 3221-0069

    ·    WhatsApp do Cartão de Identificação para Pessoa com Deficiência: 82 98833-2909

    ·    E-mail da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência: gabinete@secdef.al.gov.br



    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: