Atendimento Médico em Psiquiatria (Hospital da Mulher Dr. Nise da Silveira)

  • O que é?

    O Psiquiatra é o médico que trata da prevenção, diagnóstico e tratamento dos sofrimentos

    mentais de cunho orgânico ou funcional. Alguns dos sintomas avaliados pela psiquiatria são:

    tristeza; ansiedade; angústia; medo. Para complemento da consulta, o médico poderá pedir

    alguns exames, como exames de sangue e de imagem (para diagnóstico diferencial com outras

    doenças não psiquiátricas). É, também, responsabilidade do médico psiquiatra tratar indivíduos

    que estejam sofrendo de: dependência química; transtorno do déficit de atenção com

    hiperatividade; depressão e ansiedade generalizada; transtorno bipolar; esquizofrenia; burnout;

    síndrome do pânico; entre outras.


  • Quem pode realizar?

    Cidadão /Pacientes em atendimento;

    Requerimentos

    O atendimento será referenciado, ou seja, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação.

    Para isso, o cidadão precisa possuir prontuário médico e prescrição médica solicitando o serviço.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    Conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo à ordem cronológica de marcação.


  • Etapas para a realização
    1. Marcação

    1. Marcar procedimento

    A marcação para este procedimento será realizada após atendimento do usuário por uma Unidade

    Básica de Saúde (UBS), onde o paciente será atendido por um médico que verificará a necessidade de

    um serviço especializado e encaminhará a solicitação pelo Sistema de Regulação Médica Estadual.

    Documentos necessários

    - RG / Comprovante de identificação

    . Cartão de identificação do SUS( CADSUS)

    CPF

    Prescrição medica para realização do serviço

    Comprovante de residência

    Prontuário do paciente

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Unidade Básica de Saúde (UBS)

    2. 2. Autorização emitida pela Central de regulação

    O procedimento será autorizado pela Central de Regulação Estadual, responsável por definir onde será

    realizado o atendimento, seguindo critérios como proximidade à residência do usuário e a complexidade

    do caso.

    Documentos necessários

    - RG / Comprovante de identificação

    - Cartão SUS (CADSUS)

    CPF

    Comprovante de residência;

    - Prescrição médica para realização do serviço

    - Autorização interna da Unidade ( paciente em atendimento na unidade )

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: A Central de Regulação Estadual

    3. 3. Atendimento

    3.1 - Apresentar documento de identificação pessoal na Recepção do Hospital.

    3.2 - Identificar-se no setor Arquivo Médico para abertura do prontuário e apresentar documentos (RG,

    CPF, Cartão SUS, Autorização e Guia de Agendamento).

    3.3 - Apresentar documentos na Recepção do Serviço (RG, Guia de Encaminhamento do SISREG para

    registro na Agenda Eletrônica e efetivação no Sistema de Regulação).

    3.4 - O paciente será atendido na recepção, encaminhado ao serviço de enfermagem para triagem e

    posteriormente encaminhado ao atendimento médico.

    3.5 - Na consulta, o médico psiquiatra buscará investigar os hábitos, histórico familiar, sintomas,

    questões relacionadas ao trabalho e/ou aos relacionamentos do paciente, com objetivo de avaliar seu

    estado mental e nível de ansiedade. Buscará, também, determinar a abordagem psicoterápica mais

    adequada ao tratamento do paciente, podendo preescrever medicamentos, elaborar diagnósticos,

    conduzir procedimentos médicos, além de solicitar internação e realização de psicoterapia.

    Documentos necessários

    RG identidade . Comprovante de identificação

    Cartão SUS

    CPF

    - Autorização emitida pela Central de Regulação

    Guia de agendamento pela Central de Regulação

    Autorização (interna do Hospital pacientes em atendimento no hospital).

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveria .Endereço: Av. Dep.Humberto Mendes, 290 – Centro, Maceió – AL • Telefone: :(82) 3221-6908 • E-mail: direcaogeralhm@gmail.com


  • Onde é realizado?

    Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM).

    hmdirad.al@gmail.com

    3131-1350/1351


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    O Hospital da Mulher Dr. Nise da Silveira é um hospital porta fechada, que não possui setor de urgência

    e emergência, sendo os pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA),

    Hospitais da Rede e Municípios através da Regulação Estadual (SISREG). Atende apenas casos de

    urgência e emergência em ginecologia, obstetrícia, e vítimas de violência sexual.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento


    pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé

    do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de

    atendimento.

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento

    presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas

    ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior

    a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme

    estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    [Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de

    Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: