Exame Angiotomografia de Coronárias (Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene)

  • O que é?

    Angiotomografia Coronária (CTA) é um exame rápido e não invasivo, que faz uso da tomografia computadorizada para avaliar os vasos sanguíneos do coração (artérias coronárias) através do tomógrafo, que utiliza radiação (raios X) para obter imagens anatômicas dos órgãos. Possui com elevado nível de exatidão dos resultados obtidos e na detecção da doença arterial coronária (DAC). O exame de diagnóstico permite a perfeita visualização de placas de gordura ou cálcio no interior das veias e artérias do corpo, podendo diagnosticar problemas em todo o sistema circulatório, como aneurismas e obstruções dos vasos sanguíneos e obter imagens anatômicas dos órgãos. Principais indicações da angiomotografia de coronárias:

    - Avaliação não invasiva da dor torácica aguda;

    - Aprimoramento da estratificação de risco não invasiva em pacientes com sintomas atípicos de insuficiência coronariana;

    - Complementação da análise não invasiva de doença coronariana em casos de exames não invasivos conflitantes (por exemplo, teste ergométrico e cintilografia, cintilografia e ecocardiograma, entre outros);

    - Investigação de quadro clínico suspeito, mas não definitivo, de insuficiência coronariana em pacientes com risco pré-teste intermediário;

    - Análise de alterações inesperadas e aparentemente inexplicáveis na apresentação clínica de pacientes com risco pré-teste intermediário;

    - Acompanhamento não invasivo tardio de pacientes submetidos ao implante de stents ou à cirurgia de revascularização do miocárdio.


  • Quem pode realizar?

    Cidadão;

    Requerimentos

    O atendimento será referenciado, ou seja, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação. Para isso, o cidadão precisa possuir prontuário médico e prescrição médica solicitando o serviço.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo mínimo: 20 minutos

    Tempo Máximo: 30 minutos

    Informações:

    Conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo à ordem cronológica de marcação.

    O exame tem duração aproximada de 20 a 30min.


  • Etapas para a realização
    1. Marcar procedimento

    A marcação para este procedimento será realizada após atendimento do usuário por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o paciente será atendido por um médico que verificará a necessidade de um serviço especializado e encaminhará a solicitação pelo Sistema de Regulação Médica Estadual.

    Documentos necessários

    RG / Comprovante de identificação

    Cartão de identificação do SUS (CADSUS)

    CPF

    Comprovante de residência

    Prescrição médica para realização do serviço

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Na uma Unidade Básica de Saúde (UBS)

    2. Autorizar procedimento

    O procedimento será autorizado pela Central de Regulação Estadual, responsável por definir onde será realizado o atendimento, seguindo critérios como proximidade à residência do usuário e a complexidade do caso.

    Documentos necessários

    RG / Comprovante de identificação

    Cartão SUS (CADSUS)

    CPF

    Comprovante de residência

    Autorização emitida pela Central de Regulação

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Central de regulação

    3. Realizar procedimento

    3.1 - Apresentar documento de identificação pessoal na Recepção do Hospital.

    3.2 - Identificar-se no setor Arquivo Médico para abertura do prontuário e apresentar documentos (RG, CPF, Cartão SUS, Autorização e Guia de Agendamento).

    3.3 - Apresentar documentos na Recepção do Serviço (RG, Guia de Encaminhamento do SISREG para registro na Agenda Eletrônica e efetivação no Sistema de Regulação).

    3.4 - O paciente será atendido na recepção, encaminhado ao serviço de enfermagem para triagem e posteriormente encaminhado ao atendimento médico.

    3.5 - O paciente será avaliado e encaminhado pelo médico responsável para a realização dos procedimentos necessários, para realiza o exame.

    3.6 - Como é realizado:

    - O exame é realizado em fases sem contraste e com contraste (iodo). Junto com o eletrocardiograma, o ritmo cardíaco do paciente é registrado durante o exame para que as imagens possam ser sincronizadas com o movimento do coração (contração e relaxamento). 

    - Durante o exame das coronárias, o contraste injetado em uma veia do braço é necessário para que as artérias coronárias possam ser analisadas e depois a pessoa deve entrar um aparelho de tomografia, que usa radiação para gerar imagens que são vistas num computador. Assim, o médico pode observar em tempo real como estão os vasos sanguíneos, se apresentam placas calcificadas ou se o fluxo de sangue está comprometido em alguma parte.

    - As imagens são adquiridas sob interrupção da respiração por alguns segundos durante o exame. Alguns efeitos do contraste, como calor pelo corpo, podem aparecer e sumir de forma rápida. Em alguns casos pode ocorrer reações alérgicas ao contraste (iodo), porém são raras.

    Documentos necessários

    RG / Comprovante de identificação

    Cartão SUS (CADSUS)

    CPF

    Autorização para realização pela Central de Regulação

    Guia de agendamento pela Central de Regulação

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene. Av. Menino Marcelo, Cidade Universitária, Maceió - AL, 57083-410. E-mail: direcaogeral@gmail.com. Telefone (82) 3373-9624.


  • Onde é realizado?

    Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene

    direcaogeral@gmail.com

    82 33739624


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Preparo e recomendações:

    - Para a realização do procedimento, deve-se comparecer à unidade sem joias, brincos ou pingentes, sendo recomendada a retirada de piercings.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    [Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: